Connect with us
Formação em Robótica para Professores - Uma Iniciativa da Secretaria de Educação Formação em Robótica para Professores - Uma Iniciativa da Secretaria de Educação

Destaque

Formação em Robótica para Professores – Uma Iniciativa da Secretaria de Educação

Published

on

Índice

1. Introdução
2. Preparação para o Futuro
3. Sobre a Oficina de Robótica
4. Inclusão da Robótica na Educação
5. Aplicação da Metodologia STEAM
6. A Importância da Cultura Maker
7. A Implementação do Programa SIMROBÓTICA®
8. Benefícios da Capacitação para os Professores
9. Depoimento de Uma Professora Participante
10. A Importância da Robótica para os Alunos
11. Conclusão
12. Referências

📢 Fique sempre informado! 📰👀 👉 Junte-se à nossa Comunidade no WhatsApp do Notícias de Indaiatuba e receba, gratuitamente, as últimas novidades e oportunidades de emprego. 💼 grupo whatsapp e1691555347905

Introdução

A Secretaria de Educação de Indaiatuba recentemente organizou uma oficina de formação em robótica para preparar profissionais de ensino para o futuro. A iniciativa foi voltada para professores de tecnologia educacional, técnicos de informática e docentes já envolvidos na área.

Preparação para o Futuro

Com a tecnologia desempenhando um papel cada vez mais vital em nossas vidas, é essencial equipar nossos educadores com as habilidades necessárias para preparar os alunos para um futuro digital. A oficina de formação em robótica faz parte desse esforço contínuo para integrar a tecnologia ao currículo escolar.

Advertisement

Sobre a Oficina de Robótica

A oficina foi realizada no Bosque do Saber, um centro de aprendizagem inovador que oferece uma variedade de programas educacionais. O objetivo da oficina foi preparar os educadores para as aulas de robótica em 2024.

Inclusão da Robótica na Educação

Este ano, o programa atenderá mais de 10.000 alunos de 28 escolas municipais, com aulas de robótica para alunos do 3º, 4º e 5º anos do período parcial e para alunos do 1º ao 5º anos do período integral.

Aplicação da Metodologia STEAM

O programa de robótica educacional adota a metodologia STEAM (Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática) e a Cultura Maker. Ele é alinhado com as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e utiliza blocos de montagem da LEGO® Education.

Advertisement

A Importância da Cultura Maker

A Cultura Maker é uma filosofia de aprendizado que enfatiza a aprendizagem prática e a experimentação. Ela incentiva os alunos a aprender fazendo, o que os ajuda a desenvolver habilidades práticas, resolver problemas e pensar de forma criativa.

A Implementação do Programa SIMROBÓTICA®

A capacitação dos educadores foi conduzida pelos orientadores do programa SIMROBÓTICA®, um programa de robótica educacional inovador. O programa utiliza a robótica para ensinar conceitos de ciência, tecnologia, engenharia e matemática de uma maneira divertida e envolvente.

Benefícios da Capacitação para os Professores

A capacitação oferece aos professores a oportunidade de aprimorar suas habilidades e aprender novas técnicas de ensino. Ela também os ajuda a se preparar para o uso de ferramentas educacionais inovadoras, como a robótica, em sala de aula.

Advertisement

Depoimento de Uma Professora Participante

Para a professora Monique Rocha, a capacitação é uma ferramenta importante para o processo de ensino-aprendizagem. Ela afirma: “Uma das coisas que mais amo na minha profissão é que todo dia estou aprendendo, e ter uma possibilidade de atuar em uma área tão importante agora faz toda a diferença para mim, é um desejo que eu tinha de me aprofundar na parte tecnológica, é um ganho muito grande para todos os professores”.

A Importância da Robótica para os Alunos

A robótica oferece aos alunos a oportunidade de aprender habilidades do século XXI, como pensamento crítico, resolução de problemas, programação e design. Ela também ajuda a despertar o interesse dos alunos pela ciência e tecnologia e os prepara para carreiras futuras em campos tecnológicos.

Conclusão

A iniciativa da Secretaria de Educação de Indaiatuba de oferecer oficinas de formação em robótica é um passo importante para preparar nossos educadores e alunos para o futuro. Com a tecnologia desempenhando um papel cada vez mais importante em nossas vidas, é essencial que nossos sistemas educacionais se adaptem para preparar nossos alunos para um futuro cada vez mais digital.

Advertisement

Referências

Secretaria de Educação promove oficina de formação de robótica para professores – Prefeitura de Indaiatuba

Para informações adicionais, acesse o site

‘Este conteúdo foi gerado automaticamente a partir do conteúdo original. Devido às nuances da tradução automática, podem existir pequenas diferenças’.
Advertisement

Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement