Connect with us
Grande Movimentação na Indústria Automobilística - Toyota Anuncia Encerramento de Operações em Indaiatuba e Expansão em Sorocaba Grande Movimentação na Indústria Automobilística - Toyota Anuncia Encerramento de Operações em Indaiatuba e Expansão em Sorocaba

Destaque

Grande Movimentação na Indústria Automobilística – Toyota Anuncia Encerramento de Operações em Indaiatuba e Expansão em Sorocaba

Published

on

Introdução

A Toyota, uma das líderes globais na fabricação de veículos, surpreendeu o mercado com anúncios de mudanças significativas em suas operações no Brasil. A empresa comunicou que irá encerrar as atividades da sua unidade de Indaiatuba, mas ao mesmo tempo planeja expandir a produção na unidade de Sorocaba. Esses planos fazem parte de um programa estratégico da montadora para aumentar a capacidade de produção e se adaptar às novas demandas do mercado.

## Fechar Portas em Indaiatuba, Abrir Caminhos em Sorocaba

📢 Fique sempre informado! 📰👀 👉 Junte-se à nossa Comunidade no WhatsApp do Notícias de Indaiatuba e receba, gratuitamente, as últimas novidades e oportunidades de emprego. 💼 grupo whatsapp e1691555347905

A unidade de Sorocaba da Toyota será ampliada para incorporar as operações que atualmente são realizadas na planta de Indaiatuba. As informações indicam que essa transição deverá ocorrer a partir do primeiro semestre de 2025, e a conclusão total do fechamento da fábrica em Indaiatuba está prevista para o final de 2026.

Impacto nos Empregos

A decisão da Toyota tem como objetivo manter todos os empregos atuais e ainda criar 500 novas vagas na planta de Sorocaba. Isso representa um aumento significativo na capacidade produtiva da empresa. A contratação para esses novos cargos deve começar em 2026 e, até 2030, a expectativa é que sejam criados 2.000 empregos diretos.

Advertisement

Investimento Bilionário

A montadora confirmou um plano de investimento de R$ 11 bilhões até 2030, dos quais R$ 5 bilhões já haviam sido anunciados até 2026. Este é considerado o anúncio mais relevante dos 66 anos de presença da empresa no Brasil. O objetivo é ampliar a capacidade de produção de veículos híbridos flex no país.

Novos Modelos a Caminho

A Toyota revelou que lançará novos modelos de veículos. Um deles é um SUV compacto híbrido flex, cuja produção está prevista para 2025. Outro modelo, desenvolvido especialmente para o mercado brasileiro, será fabricado em Sorocaba. Há expectativas de que seja uma picape derivada do Corolla Cross.

Incentivos à Sustentabilidade

Os novos veículos serão produzidos em consonância com a nova política para a indústria, o programa Nova Indústria Brasil, e o programa Mover, ambos recentemente anunciados pelo governo federal, que oferecem incentivos à sustentabilidade.

Advertisement

Produção de Motores e Baterias

Além disso, a fabricante planeja produzir um motor para o sistema híbrido de seus veículos na fábrica de Porto Feliz, em São Paulo, a partir do próximo ano. E a partir de 2026, a planta de Sorocaba iniciará a fabricação de baterias para os veículos híbridos da empresa.

Compromisso com o Mercado Brasileiro

Com esses investimentos e a expansão da produção, a Toyota reafirma seu compromisso com o mercado brasileiro e a busca por soluções mais sustentáveis. A empresa está se posicionando estrategicamente para atender à crescente demanda por veículos híbridos flex.

Conclusão

Em suma, a Toyota está dando um grande passo para ampliar sua produção em Sorocaba, ao mesmo tempo em que encerra suas atividades em Indaiatuba. Essa decisão trará benefícios econômicos e sociais para o país, gerando empregos e impulsionando o desenvolvimento da indústria automobilística nacional.

Advertisement

Links Relacionados

Toyota Brasil
Notícias Automotivas