Connect with us
Ministério da Saúde em Investigação - Suspeita de Primeira Morte por Dengue em Campinas Ministério da Saúde em Investigação - Suspeita de Primeira Morte por Dengue em Campinas

Campinas

Ministério da Saúde em Investigação – Suspeita de Primeira Morte por Dengue em Campinas

Published

on

Por Higor Goulart | 2 horas atrás | Tempo de leitura: 7 min

Em 2024, Campinas registrou 1,6 mil casos de dengue (Divulgação/FioCruz)

📢 Fique sempre informado! 📰👀 👉 Junte-se à nossa Comunidade no WhatsApp do Notícias de Indaiatuba e receba, gratuitamente, as últimas novidades e oportunidades de emprego. 💼 grupo whatsapp e1691555347905

Introdução

O Ministério da Saúde está atualmente investigando a suspeita da primeira morte por dengue no ano em Campinas. A pasta federal preferiu não divulgar detalhes sobre a vítima, como nome, idade ou sexo. A suspeita consta no Painel de Monitoramento de Arboviroses, do Governo Federal, atualizado na última segunda-feira, 5.

Relato da Secretaria de Saúde de Campinas

Segundo a Secretaria de Saúde de Campinas, a cidade ainda não registrou mortes pela doença em 2024. No entanto, no ano passado, foram três óbitos confirmados pela pasta municipal.

Advertisement

Preocupação com o Aumento dos Casos

A quantidade de moradores infectados tem gerado preocupação no município. Até a última segunda-feira, 5, foram confirmados 1,6 mil casos da doença. No ano passado, Campinas ultrapassou a marca de 11,4 mil confirmações.

Declaração da Saúde Municipal

Quando questionada pela Sampi Campinas, a Saúde Municipal informou que ‘muitos casos de morte são investigados para dengue, mas a maioria não confirma. Em geral, os óbitos com suspeita de dengue também são suspeitos de outros agravos infecciosos ou não. Por isso, o protocolo da Secretaria de Saúde continua sendo o de divulgar apenas os óbitos confirmados por exame e depois da ciência da família’, explicou.

Mais sobre a Dengue em Campinas

– Saúde envia vacinas contra dengue para cidades que não registram casos há mais de um ano
– Dengue: 20 bairros estão em alerta para alto risco de transmissão em Campinas
– Campinas recebe mutirão contra dengue em bairros da cidade

Advertisement

Situação Atual

Enquanto investiga a primeira morte, Campinas tenta conter uma nova explosão de casos da doença. De acordo com a Secretaria de Saúde, até segunda-feira, 20 bairros estavam em alerta para o alto risco de transmissão da dengue.

Os bairros foram selecionados em virtude dos casos confirmados ou suspeitos, nos últimos sete dias. O objetivo dos boletins é informar e mobilizar a população para os cuidados necessários.

Bairros em Alto Risco

– Centro, Jardim Guanabara, Jardim Novo Flamboyant e Vila Estanislau (Leste)
– Conjunto Habitacional Edivaldo Antônio Orsi, Jardim Francisca, Parque Santa Bárbara e Real Parque (Norte)
– Jardim do Lago, Jardim Fernanda e Jardim Irmãos Sigrist (Sul)
– Jardim Antônio Von Zuben, Jardim Leonor, Jardim Sorirama, Núcleo Residencial Paranapanema e Vila Santana (Suleste)
– Cidade Satélite Íris (Noroeste)
– Eldorado dos Carajás, Jardim Adhemar de Barros e Jardim Planalto de Viracopos (Sudoeste)

Advertisement

Ações de Combate à Dengue

Foram realizados quatro mutirões, neste ano, como parte de uma operação de guerra para prevenção e combate à dengue na cidade.

Conclusão

O Ministério da Saúde continua investigando a suspeita da primeira morte por dengue no ano em Campinas. A pasta federal não revelou os detalhes da vítima, como nome, idade ou sexo. A suspeita consta no Painel de Monitoramento de Arboviroses, do Governo Federal, atualizado na última segunda-feira, 5.

Agradecimentos

Agradecemos a todos que contribuíram para a elaboração dessa matéria, em especial à equipe da Sampi Campinas pela coleta e fornecimento das informações.

Advertisement

Fontes e Referências

Para mais informações sobre a dengue em Campinas e outras notícias da região, acesse o site da Sampi Campinas.

*

Observação: Este artigo foi escrito com base em informações coletadas de fontes confiáveis e verificadas. No entanto, recomendamos que os leitores se mantenham atualizados sobre o assunto através de fontes oficiais de saúde.

Advertisement

*

Tags: Dengue, Campinas, Ministério da Saúde, Mortes por Dengue

Para informações adicionais, acesse o site

Advertisement
‘Este conteúdo foi gerado automaticamente a partir do conteúdo original. Devido às nuances da tradução automática, podem existir pequenas diferenças’.

Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement