Connect with us
Planejamento Orçamentário 2025 - A Inclusão Popular na Gestão Pública Planejamento Orçamentário 2025 - A Inclusão Popular na Gestão Pública

Destaque

Planejamento Orçamentário 2025 – A Inclusão Popular na Gestão Pública

Published

on

Introdução

A gestão pública eficiente é aquela que, além de administrar os recursos de forma transparente e legal, também considera a participação popular em suas decisões. Pensando nisso, a Secretaria da Fazenda da Prefeitura de Indaiatuba disponibilizará um formulário de sugestões para a elaboração do planejamento orçamentário de 2025.

Nota: O formulário estará disponível no site da prefeitura de 15/02/24 a 15/03/24.

📢 Fique sempre informado! 📰👀 👉 Junte-se à nossa Comunidade no WhatsApp do Notícias de Indaiatuba e receba, gratuitamente, as últimas novidades e oportunidades de emprego. 💼 grupo whatsapp e1691555347905

A Importância da Participação Popular

A participação popular na gestão pública é um dos pilares da democracia. Ela permite que os cidadãos expressem suas demandas e contribuam para a elaboração das políticas públicas. Em Indaiatuba, a população terá a oportunidade de participar diretamente na elaboração do planejamento orçamentário de 2025.

Metodologia de Participação

A metodologia de participação é bastante simples. A partir do dia 15 de fevereiro, a Secretaria da Fazenda disponibilizará um formulário online. Neste formulário, serão solicitados alguns dados pessoais e as sugestões para a construção do planejamento orçamentário.

Advertisement

Link para o formulário: https://www.indaiatuba.sp.gov.br/fazenda/orcamento/

O Que é o Planejamento Orçamentário

O planejamento orçamentário é uma ferramenta de gestão que define as prioridades de investimento do município para o próximo ano. A Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e a Lei Orçamentária Anual (LOA) são os instrumentos que compõem o planejamento orçamentário.

A Lei de Responsabilidade Fiscal

A Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) é uma legislação federal que estabelece normas de finanças públicas voltadas para a responsabilidade na gestão fiscal. Ela prevê a realização de audiências públicas durante os processos de elaboração e de discussão dos planos, LDO e LOA.

Advertisement

Objetivos da Ação

O principal objetivo da ação é ampliar a participação popular na gestão pública. Além disso, a ação busca identificar as áreas prioritárias e aproveitar as sugestões para o aperfeiçoamento constante dos programas de governo. Isso contribui para a construção de um orçamento voltado para o desenvolvimento social e econômico sustentável do município.

Análise das Sugestões

As sugestões recebidas serão analisadas tecnicamente pelos órgãos setoriais da administração municipal. Serão verificadas a pertinência, a validade/legalidade, a viabilidade e a oportunidade do acolhimento da sugestão. As sugestões aprovadas serão encaminhadas ao Chefe do Poder Executivo para possível inclusão no planejamento.

Conclusão

A iniciativa da Prefeitura de Indaiatuba de incluir a população na elaboração do planejamento orçamentário é um exemplo de gestão pública participativa e responsável. Ela demonstra o compromisso da administração municipal com a transparência e com o desenvolvimento sustentável do município.

Advertisement

Legenda da imagem: Imagem em azul escuro, na parte inferior esquerda e na superior direita com detalhes com rede de conexões, com os dizeres em branco na parte superior Audiência Pública Eletrônica LDO e LOA 2025, no meio a informação Formulário disponível de 15 de fevereiro a 15 de março, acesso o site da Prefeitura de Indaiatuba (www.indaiatuba.sp.gov.br) e no canto inferior direito o Brasão Municipal/Prefeitura de Indaiatuba.

Créditos: Renata Lippi A. Lemuchi

Notícias Relacionadas

1. Prefeitura de Indaiatuba informa que envio do IPTU 2024 começa a partir de 31 de janeiro
2. Indaiatuba está entre as cidades paulistas com melhor avaliação no IEG-M
3. Secretaria da Fazenda informa datas para envio dos arquivos complementares à Receita Federal
4. Secretaria da Fazenda inicia envio de avisos de débito aos contribuintes
5. Fazenda informa que MEI prestador de serviço deve emitir nota fiscal no padrão nacional

Advertisement

Prefeitura Municipal de Indaiatuba
Av. Eng. Fábio Roberto Barnabé, 2800 – M.D. – CEP: 13331-900
Telefones: (19)3834-9000 / 0800-770-7702
© Prefeitura Municipal de Indaiatuba

Para informações adicionais, acesse o site

‘Este conteúdo foi gerado automaticamente a partir do conteúdo original. Devido às nuances da tradução automática, podem existir pequenas diferenças’.
Advertisement

Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement