Connect with us
Aeroporto de Viracopos - Um marco de 1 milhão de passageiros internacionais em 2023 Aeroporto de Viracopos - Um marco de 1 milhão de passageiros internacionais em 2023

Campinas

Aeroporto de Viracopos – Um marco de 1 milhão de passageiros internacionais em 2023

Published

on

O Aeroporto Internacional de Viracopos, localizado em Campinas, São Paulo, está prestes a estabelecer um recorde histórico. Pela primeira vez na sua história, o aeroporto está projetado para fechar o ano de 2023 com mais de 1 milhão de passageiros transportados em voos internacionais.

Crescimento impressionante

Comparando os dados acumulados de janeiro a novembro de 2023, houve um aumento de 56,8% nos embarques e desembarques internacionais em relação ao mesmo período de 2022. No total, Viracopos registrou 997.629 passageiros embarcando ou desembarcando em voos internacionais nos primeiros 11 meses de 2023, comparado a 636.092 no mesmo período do ano passado.

📢 Fique sempre informado! 📰👀 👉 Junte-se à nossa Comunidade no WhatsApp do Notícias de Indaiatuba e receba, gratuitamente, as últimas novidades e oportunidades de emprego. 💼 grupo whatsapp e1691555347905

Recordes anteriores

O recorde anterior de movimentação anual de passageiros em voos internacionais foi registrado em 2019, com 977,5 mil passageiros embarcando ou desembarcando pelo terminal internacional de Viracopos.

Movimentação mensal

Em novembro de 2023, 68,5 mil pessoas embarcaram ou desembarcaram em voos internacionais por Viracopos. O mês que registrou o maior número de viagens internacionais em 2023 foi agosto, com 108,2 mil passageiros.

Advertisement

Expansão de rotas internacionais

Em abril de 2023, Viracopos inaugurou voos diretos para o Aeroporto de Orly, em Paris, operados pela Azul Linhas Aéreas, com seis voos semanais. Atualmente, Viracopos oferece voos diários de chegada e partida para Fort Lauderdale, Orlando, Lisboa e Paris.

Negociações para novas rotas

A concessionária Aeroportos Brasil Viracopos está em negociações para a implementação de novas rotas internacionais, tanto de passageiros quanto de cargas. Na busca para expandir estas rotas internacionais, a concessionária participou da 28ª edição da World Routes, a maior feira de aviação civil de passageiros do mundo, que ocorreu em Istambul, Turquia, de 15 a 17 de outubro de 2023.

Incentivos para novas rotas

Na World Routes, a concessionária apresentou um pacote especial de incentivos para conquistar novas rotas e parcerias para voos de passageiros e de cargas. A Aeroportos Brasil Viracopos, que administra o aeroporto, busca novas rotas para países da América do Norte, América Central, Europa, Ásia e África, além de retomar conexões com países vizinhos na América do Sul.

Advertisement

Movimentação total de passageiros

Incluindo tanto voos nacionais quanto internacionais, o movimento total de passageiros nos primeiros 11 meses de 2023 aumentou 7% em relação ao mesmo período de 2022. Foram 11,5 milhões de embarques e desembarques, em comparação com 10,7 milhões no mesmo período de 2022.

Crescimento contínuo

O crescimento registrado nos primeiros 11 meses de 2023 mantém a tendência de altas consecutivas registradas ao longo do ano anterior. Em 2022, Viracopos fechou o ano com um recorde histórico de movimentação de passageiros, atingindo 11,8 milhões de pessoas.

Projeção para o final de 2023

A projeção para o final de 2023 sugere que Viracopos poderá novamente fechar o ano com um recorde histórico de movimentação de passageiros, podendo superar a marca de 12,5 milhões de pessoas embarcando ou desembarcando pelo terminal.

Advertisement

Histórico de movimentação

Antes do início da concessão, em 2011, o aeroporto registrou 7,6 milhões de passageiros. Em 2012, já sob a administração da Aeroportos Brasil Viracopos, o movimento de passageiros subiu para 8,9 milhões. O recorde de 11,8 milhões de passageiros em 2022 equivale, por exemplo, a quase nove vezes a população total de Campinas passando pelo aeroporto em um ano.

Conclusão

Os dados indicam que o Aeroporto de Viracopos está em uma trajetória ascendente, tanto em termos de movimentação de passageiros quanto de expansão de rotas internacionais. Este crescimento é um reflexo dos esforços da concessionária e das companhias aéreas para responder à demanda crescente e diversificar as opções de voos para os passageiros.

Para informações adicionais, acesse o site

Advertisement
‘Este conteúdo foi gerado automaticamente a partir do conteúdo original. Devido às nuances da tradução automática, podem existir pequenas diferenças’.

Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement