Connect with us
Aeroporto Viracopos - Novas Ambulâncias de Suporte Avançado em Operação Aeroporto Viracopos - Novas Ambulâncias de Suporte Avançado em Operação

Campinas

Aeroporto Viracopos – Novas Ambulâncias de Suporte Avançado em Operação

Published

on

Introdução

A Aeroportos Brasil Viracopos (ABV), concessionária encarregada do Aeroporto Internacional de Viracopos em Campinas (SP), fez um anúncio importante no dia 25 de janeiro. A infraestrutura médica do aeroporto recebeu um significativo upgrade com a adição de duas novas ambulâncias, classificadas como suporte avançado tipo D, mais conhecidas como UTI Móvel.

Ambulâncias UTI Móvel

Estas ambulâncias são equipadas com uma vasta gama de equipamentos médicos avançados, incluindo uma incubadora neonatal, desfibriladores e respiradores. Estes recursos serão utilizados para atendimentos médicos de urgência e emergências aeroportuárias.

📢 Fique sempre informado! 📰👀 👉 Junte-se à nossa Comunidade no WhatsApp do Notícias de Indaiatuba e receba, gratuitamente, as últimas novidades e oportunidades de emprego. 💼 grupo whatsapp e1691555347905

Importância

Estes veículos são de importância vital para o Sistema de Resposta à Emergência Aeroportuária, conforme previsto para Aeródromos Classe IV, de acordo com o Regulamento Brasileiro da Aviação Civil (RBAC) 153 da ANAC.

Entrega Oficial

A entrega oficial das duas ambulâncias ocorreu às 09h00 do dia 25, em frente ao Terminal de Passageiros, na área externa do piso de embarque. Houve um batismo tradicional com jatos de água dos veículos de combate a incêndio dos Bombeiros de Viracopos.

Advertisement

Movimentação no Aeroporto

O Aeroporto de Viracopos fechou o ano de 2023 com 12,5 milhões de passageiros, apresentando uma circulação diária entre 35 mil e 40 mil pessoas. Isto é uma movimentação maior do que a de muitas cidades da região. Além disso, cerca de 7.000 pessoas trabalham direta ou indiretamente no complexo aeroportuário.

Atendimentos Médicos

Em 2023, foram realizados 3.369 atendimentos médicos no aeroporto. Pelo menos metade destes atendimentos necessitou do apoio de uma ambulância.

Operação das Novas Ambulâncias

As duas novas ambulâncias entrarão imediatamente em operação, substituindo as duas ambulâncias já existentes.

Advertisement

Investimento

A ABV investiu R$ 863,9 mil na compra das ambulâncias e dos equipamentos, que também incluem dois Cardioversores com funções como Eletrocardiograma (ECG), Desfibrilador, Pressão Não Invasiva (PANI), impressoras, Oximetria (SpO2), entre outros.

Declaração da ABV

‘A concessionária Aeroportos Brasil Viracopos continua investindo em melhorias para tornar a viagem dos passageiros e o trabalho de toda a comunidade aeroportuária cada vez mais segura. Com isso, o aeroporto se prepara para o aumento de passageiros previsto para os próximos anos. Neste ano, teremos um grande movimento de pessoas no terminal e precisamos estar sempre prontos para as adversidades’, disse o diretor de Operações e Infraestrutura de Viracopos, Marco Beme.

Outros Equipamentos

As duas novas ambulâncias estão equipadas com uma Incubadora Neonatal, dois Desfibriladores Externos Automáticos (DEA), duas Bombas de Infusão, um respirador, um Medidor de Pressão e Oxímetro, além de equipamentos médicos como maletas e mochilas.

Advertisement

Características das Ambulâncias

As ambulâncias, classificadas como suporte avançado tipo D, também possuem Sinalizador Óptico e Acústico, Equipamento de radiocomunicação Fixo e Móvel, Maca com Rodas e Articulada, Suportes de Soro, Cadeira de Rodas Dobrável, Instalação de rede portátil de oxigênio (permitindo ventilação mecânica por no mínimo duas horas), Maleta de Vias Aéreas contendo máscaras laríngeas e cânulas endotraqueais de vários tamanhos, Sondas de Aspiração, Adaptadores para Cânulas, Cateteres Nasais, Seringas de 20ml, Reanimador manual adulto/infantil com reservatório, Sondas para Aspiração Traqueal de vários tamanhos, luvas de procedimentos, entre outros diversos equipamentos.

Conclusão

Este é um passo importante para a Aeroportos Brasil Viracopos e para o Aeroporto Internacional de Viracopos. Com a adição destas novas ambulâncias, o aeroporto está ainda melhor equipado para lidar com emergências médicas, garantindo a segurança e o bem-estar de passageiros, funcionários e da comunidade aeroportuária.

Fonte: Aeroportos Brasil Viracopos

Advertisement

Autor: Murilo Basseto, Engenheiro Mecânico com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica e mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Para informações adicionais, acesse o site

‘Este conteúdo foi gerado automaticamente a partir do conteúdo original. Devido às nuances da tradução automática, podem existir pequenas diferenças’.
Advertisement

Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement