Connect with us
A Reabertura do Espaço Almeida Júnior" em Itu - Uma Nova Era para a Cultura Local" A Reabertura do Espaço Almeida Júnior" em Itu - Uma Nova Era para a Cultura Local"

Salto

A Reabertura do Espaço Almeida Júnior” em Itu – Uma Nova Era para a Cultura Local”

Published

on

Neste artigo, vamos explorar a recente reabertura do Espaço ‘Almeida Júnior’ em Itu, um marco histórico e cultural na cidade. Este é um momento de grande significância para os habitantes locais, e um sinal positivo para o futuro do patrimônio cultural da cidade.

1. O Espaço ‘Almeida Júnior’

O Espaço ‘Almeida Júnior’, situado na rua Paula Souza, tem um lugar especial no coração dos ituanos. Este edifício centenário tem uma rica história, tendo abrigado o primeiro grupo escolar da cidade, o ‘Dr. Cesário Motta’, e depois se tornou a sede da Secretaria de Cultura. Infelizmente, o prédio estava fechado há mais de uma década.

📢 Fique sempre informado! 📰👀 👉 Junte-se à nossa Comunidade no WhatsApp do Notícias de Indaiatuba e receba, gratuitamente, as últimas novidades e oportunidades de emprego. 💼 grupo whatsapp e1691555347905

2. A Reabertura

No dia 4 de fevereiro de 2024, o Espaço ‘Almeida Júnior’ foi reaberto ao público. Este evento foi uma parte importante das celebrações do 414º aniversário da cidade, e contou com a presença do secretário de Estado de Turismo e Viagens, Roberto de Lucena.

3. O Restauro

O restauro do Espaço ‘Almeida Júnior’ foi uma tarefa hercúlea. Devido à idade do prédio, foi necessário realizar uma limpeza profunda, desinfecção e descupinização antes que o trabalho de restauração pudesse começar.

Advertisement

O trabalho de restauração incluiu a pintura da alvenaria interna e externa, a instalação de vidros, a instalação de um elevador para facilitar a acessibilidade, a construção de banheiros masculinos, femininos e PNE, a atualização das instalações elétricas e hidráulicas, e a reforma do telhado e do sistema de drenagem.

4. O Investimento

A restauração custou aproximadamente R$7,9 milhões, uma soma que foi obtida pela Prefeitura de Itu através do Dade (Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos) do Governo Estadual.

5. A Arquitetura

A arquitetura do Espaço ‘Almeida Júnior’ é um testemunho das variadas técnicas de construção que foram utilizadas ao longo dos anos. Entre estas estão a taipa Pombalina, a taipa de mão e o encamisamento de tijolos.

Advertisement

6. A Importância Histórica

O Espaço ‘Almeida Júnior’ é um edifício de grande importância para o estado de São Paulo. Por causa disso, ele foi tombado pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Turístico do Estado de São Paulo).

7. O Cruzeiro São Francisco

Além do Espaço ‘Almeida Júnior’, a Prefeitura de Itu também planeja reabrir o Cruzeiro São Francisco, que tem estado parado durante vários meses.

8. A Conclusão

A reabertura do Espaço ‘Almeida Júnior’ marca o fim de um ciclo de restauro que incluiu o Mercado Municipal, a Escola Convenção e o Centro Ituano de Letras e Artes. Esta é uma grande vitória para a cidade de Itu e para os amantes da cultura e do patrimônio histórico.

Advertisement

9. Citação

> ‘A reabertura do Espaço ‘Almeida Júnior’ é um passo importante para a preservação do nosso patrimônio cultural.’ – Roberto de Lucena, Secretário de Estado de Turismo e Viagens.

10. Próximos Passos

Com a reabertura do Espaço ‘Almeida Júnior’, a cidade de Itu está ansiosa para ver o que o futuro reserva para este importante marco.

11. Comentários

Deixe um comentário abaixo para compartilhar suas opiniões sobre a reabertura do Espaço ‘Almeida Júnior’.

Advertisement

12. Conclusão

A reabertura do Espaço ‘Almeida Júnior’ é um marco significativo para a cidade de Itu. Este é um sinal positivo para o futuro do patrimônio cultural da cidade, e esperamos ver mais desenvolvimentos positivos no futuro.

Para informações adicionais, acesse o site

‘Este conteúdo foi gerado automaticamente a partir do conteúdo original. Devido às nuances da tradução automática, podem existir pequenas diferenças’.
Advertisement

Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement