As miniescavadeiras são máquinas bastante usadas para obras de infraestrutura executadas em locais com pouco espaço de movimentação. No geral, possuem pesos entre uma a dez toneladas, dimensionados de acordo com a capacidade de carga e elevação de pesos. Essas máquinas são equipadas com um braço acoplado à dianteira da cabine, que serve para operar uma pá. Selecionamos neste Comparativo nove modelos em destaque no mercado. Veja a seguir qual deles se encaixa melhor em seus projetos.

NEW HOLLAND SÉRIE E

Miniescavadeira New Holland série E. (Foto Divulgação)

Miniescavadeira New Holland série E. (Foto Divulgação)

As escavadeiras compactas da New Holland Construction atendem às mais variadas necessidades. Foram projetadas para serem versáteis e precisas, além de oferecerem conforto, visibilidade e controle para o operador. São três opções: E27B, E35B e E55Bx.Todas equipadas com motor Tier 3, em conformidade com as normas de emissão de poluentes.

O modelo E35B, por exemplo, se destaca pela agilidade, alcance, precisão, força, e conforto na cabine equipada com ar-condicionado. As novas escavadeiras da New Holland fornecem configurações de conforto individualizadas; controles e indicadores posicionados para facilitar o acesso e leitura, e nítida visibilidade de todas as funções e operações. As escavadeiras compactas da New Holland têm motor aperfeiçoado e desempenho hidráulico que resultam em mais potência e, segundo a fabricante, aumento de até 10% na economia de combustível. Outros destaques são: maior força de desagregação da caçamba principal e tração superior; excelente profundidade de escavação; torque máximo de giro, força e operação extremamente silenciosa.

Interior da Miniescavadeira New Holland série E. (Foto Divulgação)

Interior da Miniescavadeira New Holland série E. (Foto Divulgação)

O chassi longo em X fornece suporte e excelente estabilidade; monobloco e braços de escavação foram feitos de aço com espessuras superiores proporcionam maior resistência. Além de excelente capacidade de escavação e nivelamento, as novas escavadeiras compactas New Holland oferecem uma lâmina Dozer robusta como equipamento padrão. Controlada por uma alavanca de dentro da cabine e ideal para terraplanagem ou aterramento, a Dozer é projetada para se adequar à largura das esteiras para uma excelente cobertura.

DOO SAN DX35Z

DOO SAN DX35Z. (Foto Divulgação)

DOO SAN DX35Z. (Foto Divulgação)

A miniescavadeira Doosan DX35z é a mais recente atualização da fabricante, desenvolvida para melhorar a eficiência na produtividade, dar mais conforto ao operador (visão de 360 graus), aumentar a vida útil dos componentes e da máquina, reduzir custos de manutenção. A cabine foi ergonomicamente pensada para o conforto.

DOO SAN DX35Z. (Foto Divulgação)

DOO SAN DX35Z. (Foto Divulgação)

De acordo com a empresa, o desempenho mais elevado é garantido em todas as condições de trabalho. O sistema hidráulico avançado combinado com um motor potente possibilita uma forte escavação e eficiência de trabalho.

Como resultado, a DX35Z fornece alto desempenho, eficiência no trabalho e a capacidade de se adaptar a qualquer ambiente de trabalho. O estado de conservação de todos os componentes podem ser verificados com mais facilidade. A mais avançada tecnologia desenvolvida pela DOOSAN foi integrada à escavadeira DX35Z, proporcionando um poderoso desempenho e manutenção simples e fácil. Isso proporciona ao operador pontos de verificação de manutenção convenientes e maximiza a eficiência do trabalho da DX35Z.

DOO SAN DX35Z. (Foto Divulgação)

DOO SAN DX35Z. (Foto Divulgação)

As esteiras ajustáveis desse modelo de miniescavadeiras permitem operações dentro de prédios, assim como em áreas confinadas, enquanto a rápida resposta ao sistema de controle maximiza o desempenho.

CASE SÉRIE CX B

Miniescavadeira CASE série CX B. (Foto Divulgação)

Miniescavadeira CASE série CX B. (Foto Divulgação)

As escavadeiras compactas CASE CX27B e CX36B apresentam-se como solução ideal para uma ampla variedade de profundidades de escavação e caçambas. Elas têm a capacidade de se deslocarem em locais de trabalhos com áreas pequenas e estreitas.

De acordo com a fabricante, a principal característica dessas escavadeiras é o pequeno raio de giro: esses modelos podem girar a 360 graus sem que nenhuma parte da estrutura superior se estenda além das esteiras. Característica é que são máquinas fáceis de transportar, assim como uma minicarregadeira, e ainda contam com recursos de uma grande escavadeira.

Miniescavadeira CASE série CX B. (Foto Divulgação)

Miniescavadeira CASE série CX B. (Foto Divulgação)

O design exclusivo da lança de pivotamento central permite que o operador escave ou opere acessórios diretamente em paralelo a fundações, cercas, árvores ou outros obstáculos. O giro da lança é feito através de interruptores de localização prática, permitindo operação fácil e flexibilidade para trabalhar em qualquer local. A torre de giro foi desenvolvida para serviços pesados e é feita de aço fundido, fornecendo longos dias de desempenho e precisão. Todas as miniescavadeiras da série CX B são equipadas com duas velocidades.

A mudança de velocidade (de 1ª para 2ª ou redução de 2ª para 1ª) é automática nos modelos CX36B e CX55B e manual na CX27B. Para uma escavação ou operação de acessórios precisa, a lança de pivotamento central pode operar diretamente ao longo de edifícios ou outros objetos. Através de um interruptor localizado convenientemente no joystick, é possível girar a lança em até 70º para a esquerda e 65º para a direita.

CAT 303.5E CR

Miniesvaderira CAT 303.5E CR. (Foto Divulgação)

Miniesvaderira CAT 303.5E CR. (Foto Divulgação)

A Cat 303.5E CR foi projetada para oferecer alto desempenho em um projeto de raio compacto para aplicações mais estreitas. A máquina também foi pensada para proporcionar mais conforto ao operador. A cabina é espaçosa e com ampla visibilidade.

A configuração padrão inclui assento com suspensão reclinável com descansos de punho ajustáveis; controles operados pelo motorista em todos os serviços, incluindo alavancas de percurso e as funções da lâmina; projeto de capota com duas colunas para melhorar a visibilidade da área de trabalho. É possível acessar o trocador do padrão de controle (não disponível em todas as regiões) na cabina para alternar os controles entre escavadeira e retroescavadeira.

Os controles de rotação da lança e as funções hidráulicas auxiliares estão localizados ao alcance dos dedos, o que facilita a operação. Segundo a empresa, esses controles instalados no joystick aumentam a produtividade devido à precisão do movimento de rotação da lança e das funções auxiliares.

Além disso, eliminam os pedais, liberando espaço para os pés do operador. Os controles totalmente operados pelo motorista proporcionam fluxo e pressão constantes durante toda a vida útil da máquina. Isso também permite que todos os controles sejam travados durante a partida da máquina e quando a barra de travamento de segurança estiver na posição suspensa.

Miniesvaderira CAT 303.5E CR. (Foto Divulgação)

Miniesvaderira CAT 303.5E CR. (Foto Divulgação)

Outro destaque da fabricante é que a máquina conta com maior estabilidade enquanto mantêm o projeto de raio compacto. Isso aumenta a produtividade e a versatilidade por meio do uso de ferramentas de trabalho mais pesadas e o braço longo opcional.

Com a característica padrão de duas velocidades automáticas, a máquina automaticamente ajusta a necessidade de alta velocidade e do torque de percurso com base nas condições atuais para oferecer ao operador a velocidade e o controle ideais.

YANMAR VIO30-6B

YANMAR VIO30-6B. (Foto Divulgação)

YANMAR VIO30-6B. (Foto Divulgação)

A ViO30 chegou ao mercado brasileiro no final de 2014, com peso operacional próximo a 3 toneladas e giro zero traseiro. Vem equipada com um motor Yanmar 3 cilindros, modelo 3TNV88-ZSBV de 27 cavalos e é a única na categoria a possuir engate rápido hidráulico que facilita a utilização de implementos como rompedores, perfuratrizes, placas compactadores, entre outros. A fabricante assegura que esse sistema, aliado à linha hidráulica adicional de série, aumenta a diversificação e, consequentemente gera maior lucratividade.

Os motores diesel TNV de injeção direta foi projetado para operar com emissões mais limpas e menos ruídos. Em relação aos motores anteriores de motor, essa tecnologia, segundo a Yanmar, reduz o consumo em até 20%. Isso devido ao sistema hidráulico e controle eletrônico.

Para fazer o giro zero, com mais segurança, e sem a preocupação do que está atrás, o operador consegue manter a traseira no limite da largura das esteiras (fabricadas com aço), o que permite o trabalho bem próximo a paredes, por exemplo. A cabine (aberta e fechada) foi projetada para proporcionar segurança, segundo normas técnicas ROPS/TOPS, e, também conforto, com amplo espaço para movimentação dos pés.

Todos os comandos são de fácil acesso, e o operador consegue parar o motor com apensa um toque no botão emergencial. Controles hidráulicos ajustam a máquina para aumentar a capacidade de trabalho e potência.

KOMATSU PC35MR-3

KOMATSU PC35MR-3. (Foto Divulgação)

KOMATSU PC35MR-3. (Foto Divulgação)

A miniescavadeira PC35MR-3 da Komatsu oferece ótimo desempenho para diversas aplicações combinando potência em um pacote compacto. Vem com sistema hidráulico auxiliar como item padrão; suporte de fixação da garra da caçamba; duas opções de esteira (sapatas de aço e de borracha); sistema de deslocamento automático de dupla velocidade; válvula de alternância de padrões (ISO/SAE) e lâmina de angulação hidráulica.

A cabine também foi projetado para oferecer amplo conforto: tem visibilidade de 360 graus, assento com suspensão ajustável e cinto de segurança retrátil, controles por alavanca joystick proporcional, fácil acesso e saída e baixo nível de ruído.

A fabricante também facilitou a manutenção. O capô e tampas laterais do motor tem ampla abertura, o radiador e resfriador de óleo foram instalados lado a lado para facilitar a inspeção, os pontos de lubrificação do equipamento de trabalho ficam dispostos no mesmo lado (lança e braço), a inclinação da cabina proporciona pleno acesso ao motor e aos componentes hidráulicos, e as mangueiras hidráulicas possuem marcação alfanumérica ou codificadas por cor, facilitando sua identificação.

Esse modelos compacto vem equipado com Sistema KOMTRAX® de monitoramento do equipamento por transmissão sem fio; armação de esteira em “X” de alta resistência; peças fundidas utilizadas na base e na ponta da lança e no garfo do giro; pino do giro de amplo diâmetro; estrutura reforçada do braço; retentores faciais hidráulicos com anel “O”, e conectores elétricos resistentes a poeira e umidade.

KUBOTA U30-5

Miniescavadeira Kubota U30-5. (Foto Divulgação)

Miniescavadeira Kubota U30-5. (Foto Divulgação)

Com uma experiência de 40 anos no segmento, a Kubota projetou a compacta U30-5 para reforçar sua linha de miniescavadeiras que se tornaram referência no mercado global. Entre os principais atributos dessa máquina, a fabricante destaca: lança articulada, que permite realizar operações de escavação nas proximidades da borda da carroceria, sem movimentar a máquina; 4 padrões de operação diferentes, o operador escolhe o padrão de operação ao qual está mais adaptado, auto Idle / sistema de repouso automático, que possibilita economia de combustível, pois a rotação do motor automaticamente passa para marcha lenta quando a operação é interrompida por mais de 4 segundos, e retorna ao ciclo pré-estabelecido assim que a rotação do motor é reiniciada; painel digital / Sistema de Controle Inteligente Kubota (KICS), processo que reduz o tempo de manutenção e diagnóstico de eventuais problemas fornecendo informações sobre as condições da miniescavadeira como eventuais defeitos, falhas, alertas e avisos.

U30 Zero tail-1

Com a lança articulada giro zero, o operador consegue escavar nas proximidades da borda da carroceria. A parte traseira permanece sempre dentro da largura das esteiras, o que permite uma operação mais fácil em locais estreitos. De acordo com a fabricante, o sistema de repouso automático viabiliza uma economia de até 10% de combustível. Outro destaque é o painel digital e o Sistema de Controle Inteligente Kubota (KICS – Kubota Intelligent Control System), que ajudam a reduzir os tempos da máquina parada e gastos com reparos da escavadeira, ao proporcionar informações precisas e oportunas sobre o diagnóstico e alertas de manutenção de rotina.

O painel indica quando o combustível está acabando e também quando o tanque está sendo abastecido. A máquina trabalha como um motor a diesel que atende às normas de controle de emissão de poluentes Tier conforme EPA 2008. A cabine tem proteção ROPS/FOPS (equipada com cinto de segurança). Oferece boa visibilidade e amplo espaço, que reduz ao mínimo a fadiga do operador, inclusive para trabalhos por períodos prolongados.

O motor de giro é travado automaticamente quando o motor é desligado. Por isso, durante o transporte não é necessário um pino trava.

TAKEUCHI TB235

TAKEUCHI TB235. (Foto Divulgação)

TAKEUCHI TB235. (Foto Divulgação)

As escavadeiras compactas Takeuchi são conhecidas por apresentarem alto desempenho e durabilidade. O modelo TB235 está entre os mais populares da linha de escavadeiras convencionais da Takeuchi. Destaca-se por oferecer cabines de operação espaçosas, com ar- -condicionado, interiores no estilo de automóveis e poderosos sistemas hidráulicos suaves, que se combinam para um maior conforto do operador e controle preciso que supera a concorrência.

As excelentes forças de desagregação, alcance e capacidades de elevação proporcionam o máximo de produtividade tornando-as uma ótima opção para as aplicações mais exigentes. A máquina conta com uma grande plataforma para a utilização de múltiplos acessórios e implementos. É equipada com sistema de monitoramento eletrônico que inclui avisos visuais e sonoros; alarme de deslocamento, entre outros itens de segurança.

O sistema de rodante e chassi é reforçado com roletes de tripla flange, chassi com centro aberto, duas velocidades com mudança automática, lâmina para trabalho pesado, esteiras de borracha ou aço (350 mm), lâmina angulável de 25º para cada lado. Na parte hidráulica, os cilindros da lança, braço e giro da lança possuem amortecimento.

VOLVO EC35C

VOLVO EC35C. (Foto Divulgação)

VOLVO EC35C. (Foto Divulgação)

A compacta EC35C da Volvo é reconhecida pela versatilidade, economia e melhor produtividade. Com uma cabine espaçosa, motor potente, grande estabilidade e fácil de manobrar, o modelo tem potência e eficiência que contribuem para que o usuário economize tempo e reduza custos. A EC35C tem controles e instrumentação estrategicamente posicionados para assegurar conforto para o operador durante toda a jornada de trabalho.

De acordo com a Volvo, a escavadeira compacta EC35C é destinada a todos os segmentos do mercado, com destaque para a construção e a agroindústria, mas pode ser usada até em atividades não tradicionais, como paisagismo e piscicultura. A EC35C é ideal para trabalhos em canteiros de obras que não dispõem de grandes espaços. Alguns pontos fortes destacados são: muita força de escavação, compatibilidade dos implementos, estrutura robusta, braços longos, conforto e segurança para os operadores.

VOLVO EC35C. (Foto Divulgação)

VOLVO EC35C. (Foto Divulgação)

O modelo tem uma cabine grande e espaçosa – o piso plano também é amplo e sem obstáculos, com bastante espaço para os pés dos operadores. Os joysticks estão situados próximos aos descansos dos braços para maior conveniência e são movidos hidraulicamente para assegurar a suavidade e precisão dos movimentos.

A máquina também oferece pedais ergonômicos de deslocamento, para frente e para trás, para que o operador possa reposicionar a máquina enquanto controla com os joysticks. É equipada com o motor Volvo que proporciona grande potência e desempenho, ao mesmo tempo em que registra baixo consumo de combustível e baixa emissão de gases. A movimentação dos braços é rápida e garante tempos de ciclo mais produtivos.

VOLVO EC35C. (Foto Divulgação)

VOLVO EC35C. (Foto Divulgação)

Receba as “Notícias De Indaiatuba’ no Seu WhatsApp Os leitores que solicitarem o serviço gratuito irão receber, direto nos seus aplicativos, as principais notícias do dia. Estar sempre conectado aos aplicativos de mensagens instantâneas, como o WhatsApp, não significa estar desinformado. Com o Notícias de Indaiatuba, você pode receber diariamente as principais notícias do dia no seu celular. Para participar, basta adicionar nos seus contatos o número (19) 98122-4163 e enviar uma mensagem pelo WhatsApp, enviando a palavra “Notícias de Indaiatuba” (quem já é adepto do serviço continuará recebendo as notícias pelo número divulgado anteriormente). O esquema de envio será via lista de transmissão. Isso significa que os leitores que optarem por receber o conteúdo só serão notificados pelo Notícias de Indaiatuba, que administra o grupo.

Artigos relacionados
Carregar mais por - redação
Carregar mais em Notícias
Comentários estão fechados.

Leia também

Bebê morre após a funcionária da creche lhe dar remédio pra dormir

Foto: Reprodução Go Found Me – Entenda o triste caso desta bebê que morreu no terceiro dia…