Notícias

Nova lagoa de tratamento da ETE Mário Araldo Candello já está concluída

  • Publicação: 10/01/2019 16:28h
  • Redator(es): Marco Matos – DCS Saae
  • Release N.º: 18
Foto

Foto: DCS Saae

O Serviço Autônomo de Água e Esgotos (SAAE) informa que a quinta lagoa de tratamento recebeu as geomembranas e está pronta para ser interligada a nova casa de sopradores construída na obra de ampliação e adequação da ETE MAC (Estação de Tratamento de Esgoto Mário Araldo Candello), localizada no Distrito Industrial Vitória Martini. Também está em andamento a instalação da tubulação de inox que interligara a lagoa ao novo prédio que abriga os quatro sopradores e um gerador de 2000 kvas. Caso haja um blackout, permitirá o funcionamento normal da estação. O mesmo conjunto está dimensionado para atender a uma sexta lagoa quando necessária. A responsável pela obra é a Construtora Elevação.

“Esta construção quando finalizada tornará ainda mais eficiente nosso sistema de tratamento de efluentes, tornando ainda menor o impacto que o crescimento da cidade tem no meio ambiente de nossa região”, comenta o superintendente do Saae, Sandro Coral.

GEOMEMBRANAS

As geomembranas são utilizadas na impermeabilização de canais, túneis e obras de infraestrutura, mundialmente reconhecida por sua durabilidade e excelentes características físicas e químicas.

ETE MÁRIO ARALDO CANDELLO

A estação utiliza um dos mais avançados métodos de tratamento de esgoto do mundo: o biológico, pelo processo de lodo ativado por aeração prolongada com ar difuso, cuja finalidade é introduzir ar atmosférico na massa líquida. A eficiência mínima será de 95% na remoção de DBO e de 80% na remoção de nutrientes (NTK).

A ampliação também contempla o modelo de tratamento terciário através de desinfecção do efluente por hipoclorito de sódio e utilização de membranas ultra filtrantes no processo de produção de água de reuso. O resultado do tratamento será um produto que poderá ser utilizada por empresas que não usam água tratada em suas linhas de produção, para lavagem de ruas e rega de jardins.

Notícias relacionadas

Receba as “Notícias De Indaiatuba’ no Seu WhatsApp Os leitores que solicitarem o serviço gratuito irão receber, direto nos seus aplicativos, as principais notícias do dia. Estar sempre conectado aos aplicativos de mensagens instantâneas, como o WhatsApp, não significa estar desinformado. Com o Notícias de Indaiatuba, você pode receber diariamente as principais notícias do dia no seu celular. Para participar, basta adicionar nos seus contatos o número (19) 98122-4163 e enviar uma mensagem pelo WhatsApp, enviando a palavra “Notícias de Indaiatuba” (quem já é adepto do serviço continuará recebendo as notícias pelo número divulgado anteriormente). O esquema de envio será via lista de transmissão. Isso significa que os leitores que optarem por receber o conteúdo só serão notificados pelo Notícias de Indaiatuba, que administra o grupo.

Artigos relacionados
Carregar mais por - redação
Carregar mais em Notícias
Comentários estão fechados.

Leia também

Prefeitura abre 200 vagas para Curso de Libras

Notícias Prefeitura abre 200 vagas para Curso de Libras Publicação: 26/03/2019 17:13h Reda…