Sanduíche típico da cidade do Porto, em Portugal, a francesinha é o lanche mais pedido pelos turistas e moradores. Em terras portuguesas, é possível encontrar diversas variações do sanduíche.

Há diversas histórias sobre o lanche, mas uma delas se refere a um português que ficava admirando as moças francesas que usavam roupas curtas e justas. Em homenagem à elas, ele criou um sanduíche bem suculento, grande e gostoso.

O chef de cozinha Lucas Cavalcanti trabalha em um empório em Santos, no litoral de São Paulo, que serve comidas portuguesas. Ele reproduziu uma versão da francesinha e ensinou como fazer o pão de forma, o preparo do recheio e a montagem do sanduíche, que leva filé mignon, presunto, linguiça, salsicha, queijo e ovo.

A receita do pão rende cerca de 10 fatias pequenas. Já o recheio é apenas para um sanduíche. O chef também sugere preparar um molho feito a base de cerveja preta para acompanhar a francesinha.

Ingredientes

Pão

– 750 gramas de farinha de trigo

– 350 ml de água

– 60 gramas de fermento biológico fresco

– 1 colher de sopa de sal

– 2 colheres de sopa de açúcar refinado

– 3 colheres de sopa de manteiga

Recheio

– 1 filé mignon fino

– 3 fatias de presunto

– 1 linguiça toscana

– 1 salsicha tipo Viena

– 6 fatias de queijo muçarela

– 1 ovo

Modo de preparo

Pão

Misture o fermento fresco com o açúcar e mexa bem até ficar diluído e reserve. Em uma tigela, coloque a farinha, o sal, e a manteiga. Misture com a mão e acrescente aos poucos a metade da água. Incorpore os ingredientes. Coloque o restante da água, aos poucos, até obter uma massa homogênea. Acrescente o fermento diluído na massa e sove por cerca de 10 minutos.

Em uma bancada, abra a massa com a ajuda de um rolo e enrole no formato de um pão. Coloque em uma assadeira untada com azeite e deixe descansar. Aguarde dobrar de tamanho (cerca de 2 horas). Depois, leve ao forno pré-aquecido a 180 graus por cerca de 30 minutos. Retire, espere esfriar e corte em fatias.

Recheio

Em um frigideira com azeite, coloque para grelhar o filé mignon, a linguiça e a salsicha em fatias. Frite o ovo em uma frigideira aquecida com azeite.

Montagem

No pão de forma, coloque nesta ordem: linguiça, muçarela, salsicha, muçarela, presunto , filé mignon, linguiça, muçarela, salsicha, presunto, muçarela e a fatia de pão de forma. Cubra todo o sanduíche com fatias de muçarela e leve para o forno para gratinar. Depois, acrescente o ovo frito no topo do sanduíche e sirva.

Bom apetite!

Francesinha, delicioso sanduíche típico do Porto, em Portugal, feito pelo chef de cozinha Lucas Cavalcanti, de Santos (SP) — Foto: Mariane Rossi/G1

Artigos relacionados
Carregar mais por - redação
Carregar mais em Entretenimento
Comentários estão fechados.

Leia também

Justiça Eleitoral implanta posto para cadastramento de biometria no Polo Shopping

Notícias Justiça Eleitoral implanta posto para cadastramento de biometria no Polo Shopping…