Barragem de Americana passou por fiscalização

Barragem de Americana passou por fiscalização

O relatório sobre a fiscalização feita pela Agência Reguladora de Saneamento e Energia do estado (Arsesp) na barragem de Americana (SP) deve ser entregue nesta sexta-feira (1) para a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), segundo apurou a EPTV. A usina localizada na represa do Salto Grande foi incluída em novembro do ano passado na lista de estruturas onde há riscos em caso de rompimento, e neste mês o Ministério Público abriu um inquérito para apurar as condições dela.

Barragem de Americana foi incluída em relatório sobre riscos — Foto: Reprodução/EPTVBarragem de Americana foi incluída em relatório sobre riscos — Foto: Reprodução/EPTV

Barragem de Americana foi incluída em relatório sobre riscos — Foto: Reprodução/EPTV

‘Totalmente segura’

A reportagem teve acesso às instalações na tarde desta quinta-feira. No início deste mês, a Aneel decidiu anunciar uma ‘força-tarefa’ para inspecionar barragens de 142 usinas hidrelétricas, em virtude da tragédia ocorrida após uma barragem da Vale romper em Brumadinho (MG).

No relatório elaborado pela Agência Nacional de Águas (ANA), no ano passado, ela foi classificada como “risco alto e dano potencial alto” em virtude da hipótese de acidentes no próprio local.

O diretor de operações da CPFL Renováveis, Adriano Vignoli, contou que em 2016 foi identificada falha em uma das comportas, mas em seguida foram feitos investimentos para correções.

“Primeiramente é importante reforçar que esta é uma barragem que está totalmente segura, estável, não oferece riscos à comunidade ou à região. Em relação à comporta, havia uma falha operacional, uma restrição que limitava a abertura dessa comporta. Nós identificamos com as nossas equipes de manutenção, prontamente informamos à Aneel sobre isso em uma das fiscalizações e imediatamente fizemos a recuperação, o conserto”, destaca.

Sobre a fiscalização desta semana, o diretor explicou que quatro engenheiros estiveram na barragem, onde fizeram análises de campo e de documentos. Além disso, os trabalhos foram acompanhados por uma diretora e um supervisor da Arsesp. “Foi importante para confirmar a operacionalidade da comporta e isenção de risco da barragem”, frisou.

A empresa destacou que já entregou um plano de emergência para a Prefeitura e Defesa Civil. Além disso, estuda a instalação de um alarme sonoro para a população do entorno, caso haja algum acidente ou seja necessária evacuação imediata. Contudo, não há prazo para que seja implantado.

Receba as “Notícias De Indaiatuba’ no Seu WhatsApp Os leitores que solicitarem o serviço gratuito irão receber, direto nos seus aplicativos, as principais notícias do dia. Estar sempre conectado aos aplicativos de mensagens instantâneas, como o WhatsApp, não significa estar desinformado. Com o Notícias de Indaiatuba, você pode receber diariamente as principais notícias do dia no seu celular. Para participar, basta adicionar nos seus contatos o número (19) 98122-4163 e enviar uma mensagem pelo WhatsApp, enviando a palavra “Notícias de Indaiatuba” (quem já é adepto do serviço continuará recebendo as notícias pelo número divulgado anteriormente). O esquema de envio será via lista de transmissão. Isso significa que os leitores que optarem por receber o conteúdo só serão notificados pelo Notícias de Indaiatuba, que administra o grupo.

Artigos relacionados
Carregar mais por - redação
Carregar mais em Região
Comentários estão fechados.

Leia também

3 pratos para aquecer o inverno

Pensando nos dias frios dessa época do ano, separamos, junto com a KitchenAid, opções de p…