Nesta terça-feira (24), o Carrefour Brasil anunciou a criação de um fundo de R$ 25 milhões para o combate ao racismo e para promover a inclusão racial. A decisão da empresa foi tomada após a morte de João Alberto, homem negro espancado até a morte por dois seguranças em um supermercado da rede em Porto Alegre, na quinta-feira (19).

Não foi detalhado pela empresa quais ações serão patrocinadas pelo fundo, mas afirma que tem trabalhado “em um conjunto adicional de ações e iniciativas em prol da cultura do respeito e da diversidade, que serão oportunamente anunciadas para a sociedade e o mercado em geral”.

LEIA TAMBÉM

Leia também:

De acordo com a rede, outras medidas ainda serão tomadas pela empresa após o assassinado de João Alberto. Como por exemplo, o reforço do treinamento de equipes e líderes quanto à questão racial. Além disso, rescindiram o contrato com a empresa de segurança terceirizada Vector, que empregou os homens responsáveis pela morte. Magno Braz Borges e Giovane Gaspar da Silva foram presos em flagrante após a morte do soldador.

O Carrefour ainda irá destinar o lucro da rede do dia 20 de novembro para projetos de combate ao racismo no país. No entanto, as instituições escolhidas ainda não foram divulgadas.

“O Grupo Carrefour Brasil continuará acompanhando os desdobramentos do caso e oferecendo todo suporte para as autoridades locais, e reforça seu compromisso de transparência na divulgação de informações a seus acionistas, investidores e ao mercado em geral”, diz a nota divulgada pela empresa.

Perda no mercado da bolsa

Na segunda-feira (23), as ações do Carrefour Brasil fecharam com uma queda de 5,3%, a R$ 19,30. Isso equivale a uma perda em valor de mercado de R$ 2,16 bilhões, e foi o pior desempenho do Ibovespa.

De acordo com a Reuters, na terça-feira (24) as ações da empresa mostravam uma baixa de 1,1%.

Com informações do G1.

Artigos relacionados
Carregar mais por - redação
Carregar mais em Brasil
Comentários estão fechados.

Leia também

BBB 21 estreia com recorde de patrocínio

Entretenimento Marketing LEIA TAMBÉM BBB 21 estreia com recorde de patrocínio Indaiatuba r…