Connect with us
De Delegados a Advogados - O Escândalo da Sala de Extorsão" em Delegacia" De Delegados a Advogados - O Escândalo da Sala de Extorsão" em Delegacia"

Destaque

De Delegados a Advogados – O Escândalo da Sala de Extorsão” em Delegacia”

Published

on

Uma onda de prisões recentes lançou luz sobre uma organização criminosa que supostamente estava operando dentro da Polícia Civil. Esta organização não apenas inventava crimes, mas também mantinha uma ‘sala de extorsão’ em uma delegacia de Indaiatuba (SP). Este artigo explora a operação, os indivíduos envolvidos e as implicações do caso.

A Operação e os Suspeitos

A operação, conduzida pelo Ministério Público Estadual (MP-SP), resultou na prisão temporária de 14 indivíduos. Desses, 13 foram detidos e um continua foragido. O grupo de suspeitos é composto por uma variedade de profissionais, incluindo delegados, investigadores, advogados, guardas municipais e servidores públicos.

📢 Fique sempre informado! 📰👀 👉 Junte-se à nossa Comunidade no WhatsApp do Notícias de Indaiatuba e receba, gratuitamente, as últimas novidades e oportunidades de emprego. 💼 grupo whatsapp e1691555347905

Lista de Suspeitos

Aqui está uma lista dos envolvidos na operação:

1. José Clésio Silva de Oliveira Filho, delegado da Polícia Civil
2. André Luis Soares da Silva, investigador da Polícia Civil
3. Carla Cristina de Souza Moreira, investigadora da Polícia Civil
4. Márcio Matoso, escrivão da Polícia Civil
5. Helio Ercínio dos Santos Júnior, advogado
6. Rubens Groff Filho, advogado
7. Marcelo Eduardo Freire Savioli, advogado
8. Jackson Luiz da Silva, guarda municipal de Indaiatuba
9. Afonso Lucas Trindade Fernandes (vulgo Talinho), guarda municipal de Indaiatuba
10. Fábio Augusto Moraes (pastor), assessor comissionado da Secretaria de Assistência Social
11. Rafaela Toledo de Almeida, assessora comissionada da Secretaria de Assistência Social
12. José Abel Von Ah, fiscal da Prefeitura de Indaiatuba
13. Taylor Silva Angélico, 33 anos, gerente administrativo
14. Márcio Ricardo Pereira Mendes, auxiliar de escritório (foragido)

Advertisement

A Sala de Extorsão

As investigações revelaram a existência de uma ‘sala de extorsão’ dentro do 1º Distrito Policial de Indaiatuba. Aqui, os detidos eram coagidos a confessar crimes que não cometeram, sob a ameaça de terem que pagar propina.

> ‘A sala de extorsão era o local onde os detidos eram coagidos a confessar crimes que não cometeram, sob a ameaça de terem que pagar propina.’ – Fonte do MP-SP

O Chefe do Esquema: Delegado José Clésio

José Clésio Silva de Oliveira Filho, delegado titular do 1º DP de Indaiatuba, é apontado como o chefe da quadrilha. Segundo o Ministério Público, ele era responsável por assinar documentos essenciais, como relatórios e instauração de inquérito policial, que respaldavam as ações da organização criminosa.

Advertisement

Células de Atuação

A organização criminosa operava em várias células de atuação:

Policiais civis e guardas municipais: invadiam estabelecimentos comerciais para forjar falsos flagrantes contra os empresários e fazer, indevidamente, apreensões de bens e dinheiro.
Advogados: atuavam como intermediadores no pagamento de propina, fazendo a contagem e o transporte do dinheiro, além de cobrar honorários sobre os valores extorquidos.
Servidores comissionados: atuavam no contato com os empresários extorquidos a fim de cobrar as propinas previamente exigidas.

A Operação em Detalhes

A operação, realizada com o apoio da Polícia Militar e da corregedoria da Polícia Civil, cumpriu 17 mandados de busca e apreensão e 13 de prisão temporária. Além disso, 15 veículos foram apreendidos.

Advertisement

Crimes Investigados

Os crimes investigados incluem extorsão mediante restrição de liberdade, organização criminosa, roubo, furto e corrupção ativa.

A Fabricação de Inquéritos e Boletins de Ocorrência

Segundo as investigações, o grupo fabricava boletins de ocorrência, inquéritos e relatórios de investigação para justificar a exigência de pagamentos como ‘resgate’ de eventuais prisões decretadas ou garantias de não investigação.

Nome da Operação: Chicago

A operação foi batizada de ‘Chicago’, em referência à cidade americana dos anos 20 e 30, quando gangsters governavam a cidade ‘à base de violência, desprezando a lei e criando fortunas com os crimes’.

Advertisement

Com a descoberta deste escândalo, fica claro que ainda há muito trabalho a ser feito para garantir que nossas instituições de segurança pública sejam livres de corrupção e trabalhem para o bem da sociedade. Ainda assim, a operação ‘Chicago’ mostra que os criminosos não estão imunes à justiça, não importa onde se escondam.

Para informações adicionais, acesse o site

Advertisement
‘Este conteúdo foi gerado automaticamente a partir do conteúdo original. Devido às nuances da tradução automática, podem existir pequenas diferenças’.

Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement