Quer receber as principais Notícias de Indaiatuba pelo Whatsapp?
Inscreva-se agora.
Para participar, basta adicionar nos seus contatos o número (19) 98122-4163 e enviar uma mensagem pelo WhatsApp

            Os vereadores aprovaram por unanimidade ontem (16), em primeira votação, projeto de lei que propõe a criação de uma Central de Intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (Libras) e Guias Intérpretes para Surdos e Surdos-Cegos no município.

            O projeto da vereadora Silene Carvalini ainda precisa passar por uma segunda votação. Prevê-se que isso deva ocorrer nas próximas sessões e que, se aprovado, venha a ser sancionado pelo prefeito logo em seguida. “Já conversei com o prefeito sobre esta ideia e ele se mostrou muito receptivo”, afirmou Silene.

COMO FUNCIONARÁ

            De acordo com o projeto, a central deverá ter, além dos profissionais habilitados em libras, equipamentos que assegurem a comunicação por vídeo das pessoas com deficiência auditiva com os profissionais da central. “O nosso objetivo é o de que o deficiente auditivo tenha o auxílio do profissional em suas consultas médicas, audiências judiciais ou ao buscar informações e atendimento nos órgãos e serviços públicos”, explicou a vereadora.

            Segundo Silene, há em Indaiatuba cerca de mil deficientes auditivos e uma criança surda-cega. A criança estuda no Complexo Laura Fahl Correa, no Parque das Nações, onde o ensino é de período integral e há salas de recursos multifuncionais para atendimento aos alunos com necessidades educacionais especiais. “Queremos oferecer a ela condições de ser auxiliada por pessoa capacitada, e nesse caso de forma presencial como sua acompanhante, toda vez que for preciso”.

            A vereadora lembra que a Lei Federal 10.436 de 2002 legalizou a Língua Brasileira de Sinais (Libras) como sendo a segunda língua brasileira e que deve ser garantido, por parte do poder público, formas institucionalizadas de apoiar o uso e difusão da Libras como meio de comunicação objetiva e de utilização corrente das comunidades surdas do País.  “A Central fará a diferença na vida dessas pessoas”, finalizou.  

Receba as “Notícias De Indaiatuba’ no Seu WhatsApp Os leitores que solicitarem o serviço gratuito irão receber, direto nos seus aplicativos, as principais notícias do dia. Estar sempre conectado aos aplicativos de mensagens instantâneas, como o WhatsApp, não significa estar desinformado. Com o Notícias de Indaiatuba, você pode receber diariamente as principais notícias do dia no seu celular. Para participar, basta adicionar nos seus contatos o número (19) 98122-4163 e enviar uma mensagem pelo WhatsApp, enviando a palavra “Notícias de Indaiatuba” (quem já é adepto do serviço continuará recebendo as notícias pelo número divulgado anteriormente). O esquema de envio será via lista de transmissão. Isso significa que os leitores que optarem por receber o conteúdo só serão notificados pelo Notícias de Indaiatuba, que administra o grupo.

Artigos relacionados
Carregar mais por - redação
Carregar mais em Notícias
Comentários estão fechados.

Leia também

Moradores cobram limpeza de lixo acumulado perto do Rio Tietê

Moradores de Salto cobram limpeza do Rio Tietê em Salto Moradores de Salto (SP) cobram a l…