Os vereadores aprovaram por unanimidade ontem (16), em primeira votação, projeto de lei que propõe a criação de uma Central de Intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (Libras) e Guias Intérpretes para Surdos e Surdos-Cegos no município.

            O projeto da vereadora Silene Carvalini ainda precisa passar por uma segunda votação. Prevê-se que isso deva ocorrer nas próximas sessões e que, se aprovado, venha a ser sancionado pelo prefeito logo em seguida. “Já conversei com o prefeito sobre esta ideia e ele se mostrou muito receptivo”, afirmou Silene.

COMO FUNCIONARÁ

            De acordo com o projeto, a central deverá ter, além dos profissionais habilitados em libras, equipamentos que assegurem a comunicação por vídeo das pessoas com deficiência auditiva com os profissionais da central. “O nosso objetivo é o de que o deficiente auditivo tenha o auxílio do profissional em suas consultas médicas, audiências judiciais ou ao buscar informações e atendimento nos órgãos e serviços públicos”, explicou a vereadora.

            Segundo Silene, há em Indaiatuba cerca de mil deficientes auditivos e uma criança surda-cega. A criança estuda no Complexo Laura Fahl Correa, no Parque das Nações, onde o ensino é de período integral e há salas de recursos multifuncionais para atendimento aos alunos com necessidades educacionais especiais. “Queremos oferecer a ela condições de ser auxiliada por pessoa capacitada, e nesse caso de forma presencial como sua acompanhante, toda vez que for preciso”.

            A vereadora lembra que a Lei Federal 10.436 de 2002 legalizou a Língua Brasileira de Sinais (Libras) como sendo a segunda língua brasileira e que deve ser garantido, por parte do poder público, formas institucionalizadas de apoiar o uso e difusão da Libras como meio de comunicação objetiva e de utilização corrente das comunidades surdas do País.  “A Central fará a diferença na vida dessas pessoas”, finalizou.  

Receba as “Notícias De Indaiatuba’ no Seu WhatsApp Os leitores que solicitarem o serviço gratuito irão receber, direto nos seus aplicativos, as principais notícias do dia. Estar sempre conectado aos aplicativos de mensagens instantâneas, como o WhatsApp, não significa estar desinformado. Com o Notícias de Indaiatuba, você pode receber diariamente as principais notícias do dia no seu celular. Para participar, basta adicionar nos seus contatos o número (19) 98122-4163 e enviar uma mensagem pelo WhatsApp, enviando a palavra “Notícias de Indaiatuba” (quem já é adepto do serviço continuará recebendo as notícias pelo número divulgado anteriormente). O esquema de envio será via lista de transmissão. Isso significa que os leitores que optarem por receber o conteúdo só serão notificados pelo Notícias de Indaiatuba, que administra o grupo.

Artigos relacionados
Carregar mais por - redação
Carregar mais em Notícias
Comentários estão fechados.

Leia também

Refém após assalto em Viracopos revela conversa com criminosos: ‘Achei que era minha hora’

Assalto em aeroporto de Campinas causa momentos de terror; veja imagens Um serralheiro fei…