Connect with us
Mudanças na Toyota - Corolla deixa Indaiatuba após 26 anos Mudanças na Toyota - Corolla deixa Indaiatuba após 26 anos

Notícias

Mudanças na Toyota – Corolla deixa Indaiatuba após 26 anos

Published

on

A Toyota, uma das marcas de automóveis mais reconhecidas no mundo, anunciou recentemente uma mudança significativa em sua produção brasileira. Depois de 26 anos, a empresa japonesa decidiu encerrar a fabricação do popular sedã Corolla na cidade de Indaiatuba, em São Paulo.

Índice
Contexto
Impacto para os Trabalhadores
Nova Fase para a Toyota no Brasil
Inovações Futuras
Segunda Fábrica Fechada
Tendências

📢 Fique sempre informado! 📰👀 👉 Junte-se à nossa Comunidade no WhatsApp do Notícias de Indaiatuba e receba, gratuitamente, as últimas novidades e oportunidades de emprego. 💼 grupo whatsapp e1691555347905

Contexto

A fábrica de Indaiatuba era conhecida por ser o único local de produção do Corolla, o sedã médio mais vendido do mercado brasileiro há muitos anos. No entanto, a interrupção da produção em Indaiatuba não significa o fim do Corolla no Brasil. A produção do veículo será simplesmente transferida para a fábrica da Toyota em Sorocaba, também em São Paulo.

A decisão de concentrar a produção em Sorocaba tem um propósito estratégico. Atualmente, a fábrica de Sorocaba já produz o Corolla Cross, Yaris Hatch e Sedan e o Etios para exportação. Dessa forma, a mudança permitirá que a Toyota otimize sua produção, concentrando todos os seus esforços em um único local.

Advertisement

Impacto para os Trabalhadores

A Toyota garantiu que todos os 1.500 funcionários de Indaiatuba terão a opção de continuar trabalhando na empresa. Eles serão oferecidos a oportunidade de transferência para Sorocaba, onde a Toyota planeja construir novas instalações. Além disso, a empresa anunciou que abrirá outras 500 vagas de trabalho para a produção de novos veículos.

Nova Fase para a Toyota no Brasil

Esta mudança faz parte de um novo ciclo de investimentos de R$ 11 bilhões que a Toyota planeja para o Brasil até 2030. Com esse investimento, a empresa espera lançar novos produtos e transformar sua linha de veículos no país.

O primeiro modelo que será lançado sob este novo plano de investimentos é o SUV Yaris Cross. A produção deste veículo está prevista para começar no final deste ano. O Yaris Cross será o terceiro veículo híbrido flex da marca e será baseado na plataforma DNGA, uma versão simplificada da plataforma TNGA usada na linha Corolla.

Advertisement

Inovações Futuras

Além do Yaris Cross, a Toyota também tem planos para lançar uma picape intermediária para competir com modelos como a Fiat Toro e a Chevrolet Montana. Este novo veículo está previsto para ser lançado após o Yaris Cross, provavelmente em 2027.

Segunda Fábrica Fechada

Antes de Indaiatuba, a Toyota havia encerrado as atividades de sua fábrica histórica em São Bernardo do Campo, no ABC paulista, no final do ano passado. Esta fábrica, a primeira da marca fora do Japão, já não produzia mais veículos, mas servia como sede administrativa da empresa e produzia algumas peças. Ela foi responsável pela produção do clássico jipinho Bandeirante por 40 anos.

Tendências

A decisão da Toyota de fechar sua fábrica em Indaiatuba e concentrar sua produção em Sorocaba indica uma tendência crescente no setor automotivo de otimizar a produção concentrando-se em um número menor de fábricas. Esta estratégia permite que as empresas reduzam custos e aumentem a eficiência, ao mesmo tempo que mantêm a capacidade de produzir uma ampla gama de modelos.

Advertisement

O fechamento da fábrica de Indaiatuba marca o fim de uma era para a Toyota no Brasil, mas também sinaliza o início de um novo e emocionante capítulo para a empresa. Com um investimento significativo e uma série de novos modelos planejados, a Toyota está bem posicionada para continuar sendo uma das principais marcas de automóveis no mercado brasileiro no futuro.

Para informações adicionais, acesse o site

‘Este conteúdo foi gerado automaticamente a partir do conteúdo original. Devido às nuances da tradução automática, podem existir pequenas diferenças’.
Advertisement

Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement