Quer receber as principais Notícias de Indaiatuba e região pelo Facebook Messenger? Inscreva-se agora.
Comida de qualidade cheia de tradição e história, música boa, aulas-show e workshops gratuitos fazem parte do evento

Divulgação

Comida cheia de tradição e história, música, aulas-show e workshops gratuitos fazem parte do evento

A quarta edição do Festival Itinerante Sabores da Terra em Indaiatuba ocorre no Parque Ecológico de Indaiatuba entre os dias 5, 6, 7, 12, 13 e 14 de julho. Comida cheia de tradição e história, música, aulas-show e workshops gratuitos fazem parte do evento que teve a festa de encerramento incorporada no calendário do Festival de Inverno da cidade. “Um dos propósitos do Sabores da Terra é manter viva as memórias e a cultura dos lugares por onde passa, valorizando as riquezas da região, dos ingredientes locais e os produtores rurais”, conta a idealizadora do evento, Renata Tannuri.

Quem passar pelo recinto do festival nos 6 dias de festa, vai encontrar gastronomia de raiz resgatando tradições culinárias, como a queima do alho, costela fogo de chão, hamburguer na parrilla, comida mineira no forno a lenha, paella caipira, pratinho mineiro, legumes no varal e joelho de porco e muito mais.

Os pratos e guloseimas custam de R$5 a R$30 reais no festival. Para quem não dispensa uma massa, vai encontrar as artesanais com gosto de casa de vó, hamburguer artesanal, espetinhos, o autêntico pastel de feira, milho verde e quentão.

O evento também contará com uma parte mais refinada. Sete estabelecimentos da cidade participam do festival com menus especiais: Brendans House, Don Ramon, Margot Casa de Chá & Arte, Toshi Japanese Food, Quero Donuts, Portugália e Restaurante Simetria, instalado no Hotel Royal Palm Tower, um dos patrocinadores do Sabores da Terra.

Para quem gosta de doce, o evento oferece barracas com fondue de chocolate e doce de leite, doces finos, bombons, bolos, paletas mexicanas, açaí, sorvete, doces portugueses, doces mineiros, bala de coco caseira, canjica, arroz doce, quindim, pudim e claro, churros e pipoca para a garotada.

Fazendo a feira

O festival tem a tradição de valorizar o movimento slow food e abrir espaço para a produção local. Todas as edições do evento possuem uma alameda de produtores. Essa, está ampliada. São mais de 12 produtores rurais e artesãos com mel, hortaliças, licores, geleias, produtos veganos, charcutaria, cachaças, temperos, especiarias, sais, queijos, palmito, bolachas e frutas. Por falar em fruta, uma barraca deverá ser a atração da festa. Com 9 metros de comprimento, ela trará as mais diversas frutas exóticas do Ceasa de São Paulo.

Nesta edição o público terá a oportunidade de conhecer renomados chefs e cozinheiros que vão mostrar seu talento e arte por meio das aulas-show e workshops gratuitos. Uma cozinha show numa área de 100 metros, foi montada especialmente para a ocasião. O comando dessa área considerada pelos organizadores como o coração da festa, ficará por conta do curso de gastronomia da UNIMAX, sob a batuta do Prof. Caio Nunes. Essa área é uma novidade do evento e só foi possível graças ao investimento dos patrocinadores Unimax, Castelo Alimentos, Colégio Objetivo de Indaiatuba, Higiclear e Nespresso. Os ingredientes utilizados nas aulas também será fruto da parceria com: Good Bom Supermercado, Arroz Prato Fino e Calusne Farms.

Um dos participantes da cozinha show será Dário Heberson, vencedor da 3ª temporada do reality show Bake Off Brasil – Mão na Massa, exibido pelo canal SBT. O talentoso confeiteiro iniciou sua trajetória, vendendo bolos de pote, cupcakes e salgados na faculdade. Ele confeitava com sacos de arroz, colheres de sopa, garfos, facas e o que tinha em mãos, pois quando começou, não dispunha de dinheiro para investir em ferramentas. Ainda hoje, o confeiteiro utiliza materiais simples do dia a dia em seus trabalhos, pois acredita que a criatividade e a versatilidade tornam a confeitaria possível para todos. Ele estará no evento no dia 7 de julho, às 14h30 com a aula “Uma surpresa doce”.

Desvendando os segredos dos chefs

Como não poderia faltar, a abertura da aula-show no dia 6 de julho, às 12h30, fica por conta do renomado chef Manuel Alves. O público terá a oportunidade de aprender e descobrir os segredos de seu Picadinho Carioca. Neste primeiro dia, a programação conta também com a chef Ares Ramos com Camarão a Baiana com Arroz de Coco, em seguida a chef Luana Costa ensinar Drip Cake de frutas vermelhas, depois é a vez da chef Thaís Araújo apresentar o Rocambole decorado. O primeiro dia termina com um delicioso Fusion Food – Alemanha e Indígena com o chef Abiezer Lima.

No domingo, dia 7, os visitantes poderão participar de mais cinco aulas a partir de 12h30. A primeira receita será de Moqueca baiana com a chef Are Ramos e para adoçar o paladar o chef William Comin fará Biscoitos decorados em azulejo. Para quem quiser participar da aula “Uma Surpresa Doce” com o chef Dário Héberson reserve o horário será 14h30. As duas últimas aulas ficam por conta do chef Bonnani ensinando sobre Produção de queijos e o chef Nathan Imai com o tema Cachaça.

O evento prossegue por mais um fim de semana e as aulas retomam no dia 13. Desta vez o tema foi pensado nos pequenos e a chef Juliana Burioli ensina a preparar Cupcakes. Em seguida a aula será em dupla com os chefs Felipe Candido e Renan Piotto apresentando “Carnes: Um Prazer!”. A culinária do nordeste volta em cena com o chef Junior França que vem diretamente de Salvador para ensinar sobre os Sabores da Bahia. Os deliciosos Risotos também não podem faltar e estão nas mãos do chef Ricardo Cleto que comanda o Simetria do Royal Palm Tower. Por fim, será a vez dos visitantes aprenderem sobre Massas Artesanais com o chef Danilo Pagani.

O último dia da festa tem início com os segredos das Ervas e Especiarias do Mundo com Nádia Bernardelli. O chef Caio Nunes promete inovar trazendo uma receita especial de Nhoque de Feijão Fradinho com Molho de Vatapá. Para os doceiros de plantão, a chef Elisabete Sousa Lima traz o preparo de Bolo Revelação. O que não podia ficar de fora é a aula de Pães de Fermentação Natural que será realizada pelas chefs Sandra Nanaumi e Monica Borja. E o encerramento do evento será com o talentoso chef Lucas Batista do Vick Pizza Bar com o tema “E a festa acabou”.

Área Kids e espaço de recreação com equipe do Objetivo

Uma ampla área kids aguarda os baixinhos nesse evento. Infláveis, um super brinquedo com elástico, tiro ao alvo, pesca, pula pula e cama elástica devem garantir a diversão. Outro espaço dedicado foi projetado pela equipe do Colégio Objetivo Indaiatuba e funcionará gratuitamente das 12h às 16h, com pintura facial, contação de histórias, pintura e gincanas. É diversão garantida para toda a família.

Sobre o Festival de Inverno de Indaiatuba

O 1º Festival de Inverno de Indaiatuba, promovido pela Prefeitura Municipal através da Secretaria Municipal de Cultura, vai reunir atrações musicais, artísticas e culinárias, com a união de dois importantes eventos sediados na cidade: 27º Passo de Arte Grand Prix e o 10º Festival Gastronômico Sabores da Terra.

Nos dois primeiros finais de semana de julho as atrações serão concentradas no circuito próximo à Concha Acústica, no Parque Ecológico, onde serão realizadas apresentações de dança e música, na sexta feira a partir das 18h e aos sábados e domingos a partir das 12h.Entre as atrações de destaque estão o bailarino Carlinhos de Jesus, o músico Derico Sciotti, com o Music Truck, e o Classical Queen, grupo brasileiro que tem a proposta de recriar, com o máximo de detalhes, as performances da banda inglesa. Para saber a programação completa dos shows acesse o site da Prefeitura Municipal de Indaiatuba.

PROGRAMAÇÃO AULAS-SHOW

Dia 06 de julho – SÁBADO

12h30 – Picadinho Carioca – Manuel Alves

13h30 – Camarão a Baiana com Arroz de Coco – Are Ramos

14h30 – Drip Cake de frutas vermelhas – Luana Costa

15h30 – Rocambole decorado – Thaís Araújo

16h30 – Fusion Food – Alemanha e Indígena – Abiezer Lima

Dia 7 de julho – DOMINGO

12h30 – Moqueca Baiana – Are Ramos

13h30 – Biscoitos decorados em azulejo – William Comin

14h30 – Uma Surpresa doce – Dário Heberson

15h30 – Produção de queijos – Bonnani

16h30 – Cachaça – Nathan Imai

Dia 13 de julho – SÁBADO

12h30 – Cupcake para crianças – Juliana Burioli

13h30 – Carnes: Um Prazer! – Felipe Candido e Renan Piotto

14h30 – Sabores da Bahia – Junior França

15h30 – Risotos – Ricardo Cleto

16h30 – Massas Artesanais – Danilo Pagani e Carmen Lucia Domênico com Cáfés Especiais

Dia 14 de julho – DOMINGO

12h30 – Ervas e Especiarias do Mundo – Nádia Bernadelli

13h30 – Nhoque de Feijão Fradinho com Molho de Vatapá – Prof. Caio Nunes

14h30 – Bolo Revelação – Elisabete Sousa Lima

15h30 – Pães de Fermentação Natural – Sandra Nanaumi e Monica Borja

16h30 – E a festa acabou… – Lucas Batista

AGENDA DE SHOWS

05 DE JULHO (SEXTA)

Local: Circuito próximo à Concha Acústica – Parque Ecológico

18h: Início

19h: Abertura oficial

20h: Camerata Filarmônica de Indaiatuba

06 DE JULHO (SÁBADO)

Local: Circuito próximo à Concha Acústica – Parque Ecológico

12h: Apresentação das Oficinas Culturais (Coral, Piano, Jazz, Ballet, Hip Hop e Violão)

13h: Letícia Nicolielo

14h: Dança – Passo de Arte

15h-17h: Derico – Music Truck

20h: Carlinhos de Jesus e Partner

21h: Roça’n Roll

07 DE JULHO (DOMINGO)

Local: Circuito próximo à Concha Acústica – Parque Ecológico

12h: Apresentações das Oficinas Culturais (Ballet, Jazz, Dança de Salão e Violão) e Orquestra de Viola Caipira

13h: Combo Villa-Lobos (Quarteto de Saxofone e Quarteto de Trombones Corporação Musical Villa-Lobos)

14h-15h30: Dança – Passo de Arte

16h: Apresentação do grupo de Dança – Jazz da Secretaria de Cultura

18h30: Banda Harmos

20h: Orquestra Jovem de Indaiatuba

Local: Parque Temático – Parque Ecológico

16h-19h: Passo de Arte – Apresentações de convidados profissionais e grupos de dança (Frank Ejara – Hip Hop)

09 DE JULHO (TERÇA-FEIRA)

Local: Parque Temático – Parque Ecológico

16h-19h: Passo de Arte – Apresentações de convidados profissionais e grupos de dança (KatadoSporaí – Sapateado)

12 DE JULHO (SEXTA-FEIRA)

Local: Circuito próximo à Concha Acústica – Pq Ecológico

20h: Classical Queen- MEGA SHOW – primeira banda brasileira a ser reconhecida no site oficial do Queen com 14 anos de carreira e vencedora do concurso ‘Esse Cover Deu Um Show’, promovido pela Movida. O evento no estádio Allianz Parque, em São Paulo, foi para a pré-estreia do filme Bohemian Rhapsody no Brasil.

13 DE JULHO (SÁBADO)

Local: Circuito próximo à Concha Acústica – Pq Ecológico

12h-14h: Soul Boogie – Rock in Trio

14h-15h30: Dança – Passo de Arte

17h-18h30: Tavinho Rezende: Folk e Blues

18h30-20h: Camila Foroni

20h: The Brothers – DIA INTERNACIONAL DO ROCK COM The Brothers, um sucesso da cidade de Indaiatuba que gravou seu primeiro DVD em 2018 e vem ganhando cada vez mais espaço e fãs por onde passa.

14 DE JULHO (DOMINGO)

Local: Circuito próximo à Concha Acústica – Parque Ecológico

12h-14h: Banda Radiola

14h – 15h30: Dança – Passo de Arte

16h-17h: Ador’art’n Park

18h: Quarteto da Orquestra Sinfônica de Indaiatuba

19h: TRIBUTO – Cassia Eller, Cazuza e Marina Lima – com Leticia Nicolielo, Lucy Campos e Rodrigo Begali

SERVIÇO

FESTA DE ENCERRAMENTO SABORES DA TERRA

DIAS 5, 6 e 7, e 12, 13 e 14 de JULHO

Sextas – das 17h às 22h

Sábados – das 12h às 22h

Domingos das 12h às 22h

Local: Estacionamento (ao lado da Concha Acústica) do Parque Ecológico – Indaiatuba-SP

ENTRADA GRATUITA (mas sugerimos a doação de um agasalho em bom estado para crianças, adultos ou pets)

Hotel Oficial – Royal Palm Tower

Água Oficial – Lindoia Premium

Escrito por:

Divulgação

Receba as “Notícias De Indaiatuba’ no Seu WhatsApp Os leitores que solicitarem o serviço gratuito irão receber, direto nos seus aplicativos, as principais notícias do dia. Estar sempre conectado aos aplicativos de mensagens instantâneas, como o WhatsApp, não significa estar desinformado. Com o Notícias de Indaiatuba, você pode receber diariamente as principais notícias do dia no seu celular. Para participar, basta adicionar nos seus contatos o número (19) 98122-4163 e enviar uma mensagem pelo WhatsApp, enviando a palavra “Notícias de Indaiatuba” (quem já é adepto do serviço continuará recebendo as notícias pelo número divulgado anteriormente). O esquema de envio será via lista de transmissão. Isso significa que os leitores que optarem por receber o conteúdo só serão notificados pelo Notícias de Indaiatuba, que administra o grupo.

Artigos relacionados
Carregar mais por - redação
Carregar mais em Notícias
Comentários estão fechados.

Leia também

Com 1°C, Elias Fausto registra menor temperatura com massa de ar polar; veja ranking na região

Dados do Centro Integrado de Informações Agrometeorológicas (Ciiagro) do Instituto Agronôm…