Connect with us

Região

Cruzamento no DIC IV ganha semáforos nesta terça-feira, 14/09

Artigo

em

Retorno em frente ao Terminal BRT Satélite Íris foi liberado. Foto: Divulgação.

Emdec também está com novo telefone para atendimento a outras cidades e estados

LEIA TAMBÉM

JESSICA MARQUES

A Prefeitura de Campinas, no interior paulista, divulgou alterações de trânsito e no transporte coletivo, em vigor a partir desta segunda-feira, 13 de setembro de 2021.

A Setransp (Secretaria de Transportes) e a Emdec (Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas) liberaram para a circulação de todos os veículos o retorno em frente ao Terminal BRT Satélite Íris.

O local fica no sentido bairro – Centro da Avenida John Boyd Dunlop; e, antes, somente era permitida a circulação de ônibus com acesso ao terminal.

Segundo a Prefeitura, para aumentar a segurança viária, a região recebeu reforço na sinalização de trânsito e ações educativas. A faixa de pavimento rígido (concreto), na aproximação do semáforo, foi estreitada. Foram instaladas placa de advertência no retorno com a mensagem “NO CRUZAMENTO – ÔNIBUS NOS DOIS SENTIDOS”. Também instalação de placas educativas com a mensagem “RESPEITE AS INDICAÇÕES DO SEMÁFORO”.

Também foram colocadas placas educativas para inibir as travessias de pedestres em locais inadequados. Além disso, foi instalada, para os motoristas de ônibus, placa de regulamentação de velocidade máxima permitida em 20 km/h, na saída do Terminal.

“Desde que haja respeito à sinalização e às Leis de Trânsito, a sinalização viária implantada na região, além dos equipamentos semafóricos, asseguram uma circulação com segurança. A abertura do acesso não trará impactos no sistema de transporte público coletivo municipal”, detalhou a Prefeitura, em nota.

ITINERÁRIO DE LINHA DE ÔNIBUS

Além disso, o itinerário da linha 415 – Gleba B foi alterado. A linha deixou de ter itinerário “circular” e passou a ter itinerário “ida e volta” pelo

bairro. Com isso, além de atender ao Centro de Saúde “Antônio Moneta Júnior”, mais conhecido como CS do Parque Oziel, no sentido bairro, ela também atende à unidade de saúde no sentido Centro. O CS Parque Oziel fica na Rua Cabo Rúbens Zimmermann, número 9, no Jardim Monte Cristo.

Com a alteração no itinerário, a linha 415 não circula mais pela Avenida Carlos Stela Neto e pela Rua 25. As vias continuarão sendo atendidas pelas linhas 411 – Jardim do Lago II e 414 – Parque Oziel.

Segundo a Prefeitura, a reestruturação no itinerário tem o objetivo de melhorar o atendimento ao bairro Gleba B.

Dúvidas sobre a operação do sistema de transporte público coletivo de Campinas podem ser esclarecidas pelo aplicativo CittaMobi, disponível para sistemas operacionais Android e iOS. Ele informa, em tempo real, horários das linhas, itinerários, locais de pontos de embarque / desembarque e acessibilidade dos veículos, entre outras funcionalidades.

NOVO TELEFONE DA EMDEC

Outra mudança é que quem liga para o Fale Conosco Emdec a partir de outra cidade ou DDD deve usar um novo número de telefone. O serviço passa a ser ofertado pelo (19) 3731-2910. Já quem liga de Campinas, com o mesmo DDD, permanece tendo à disposição o número 118.

Pelo telefone, o Fale Conosco Emdec atende a emergências de trânsito, como acidentes, bloqueios e perigos no trânsito e estacionamento irregular.

Além desse serviço, é possível realizar agendamentos, cancelamentos e confirmação de viagens do PAI-Serviço, além de registrar eventuais ocorrências relacionadas a esta modalidade de transporte.

Também é possível obter orientação sobre como proceder em relação a outros temas, como a liberação de veículos encaminhados ao Pátio Municipal e solução de serviços de multas.

Jessica Marques para o Diário do Transporte

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:

PUBLICIDADE

Região

Acompanhe este bonito avião Jumbo que está voando hoje ao Brasil

Artigo

em

Por

Avião Jumbo Boeing 747-400F ACT Airlines
Boeing 747-400F da ACT – Imagem: Anna Zvereva / CC BY-SA 2.0, via Wikimedia Commons




Como vimos na última quarta-feira, a companhia aérea turca ACT Airlines, também conhecida como Air ACT ou myCARGO, havia recebido aprovação para mais dois voos pontuais ao Brasil neste mês de setembro, um neste sábado, 18 de setembro, e mais um no seguinte, 25.

LEIA TAMBÉM

O voo de hoje de fato está ocorrendo, porém, entre a quarta-feira e hoje, mudanças ocorreram. Segundo o sistema da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), a operação deste sábado, que antes partiria de Liège, na Bélgica, direto para Dakar, no Senegal, e depois para Campinas (SP), agora teve um aeroporto a mais incluso na rota.

Após a partida, o Jumbo Jet ainda fez mais uma parada em Bruxelas, também na Bélgica. Com isso, todos os horários foram alterados, e agora o voo chegará ao Brasil apenas às 20h00, ao contrário da programação anterior do final da tarde.




Depois, a decolagem é prevista às 22h45. Adicionalmente, o segundo voo programado para o sábado seguinte foi removido do sistema, portanto, por enquanto, não deverá mais ocorrer.

O Jumbo que foi escalado para a operação de hoje até o Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, é o registrado sob a matrícula TC-ACG. É um Boeing 747-400 que foi produzido como avião de transporte de passageiros e depois convertido para cargueiro, portanto, conta com o “upper deck” (a famosa corcunda do Jumbo) mais comprido do que o do modelo cargueiro original de fabricação (compare a diferença entre o avião do voo abaixo e o da foto do início desta matéria).

O Jumbo no trecho entre Bruxelas e Dakar – Imagem: RadarBox




Infelizmente, com a mudança da programação, não será possível acompanhar a chegada do bonito avião durante o período de luz do dia. Assim sendo, uma opção é assistir à transmissão ao vivo do canal “Golf Oscar Romeo” no YouTube, que mostra todas as operações do Aeroporto de Viracopos 24 horas por dia. Você pode assistir no player abaixo.

Além do Jumbo da ACT, ao longo do dia alguns outros cargueiros que poderão ser vistos pousando em Campinas na transmissão são:

– Boeing 777F da Lufthansa às 11h00
– Boeing 767-300F da LATAM às 12h15
– Boeing 747-400F da Atlas Air às 12h40
– Boeing 767-300F da FedEx às 16h35

Para acompanhar o 747-400F da ACT Airlines no RadarBox, clique aqui.

Transmissão ao vivo de Viracopos:




Continue lendo

Região

Vacina Covid-19: avião com mais 899,7 mil doses da Pfizer chega ao Brasil por Viracopos

Artigo

em

Por

LEIA TAMBÉM

Carga com 899 mil doses da vacina contra Covid-19 da Pfizer desembarca no Aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP), na noite desta sexta (17) — Foto: UPS/ALF TV

O Brasil recebeu na noite desta sexta-feira (17) mais 899,7 mil doses da vacina da Pfizer contra a Covid-19, em voo que chegou de Miami, Estados Unidos, ao Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP). A aeronave desembarcou no terminal da metrópole às 19h30.

Os lotes fazem parte da nova série de entregas de 8,4 milhões de vacinas até domingo, divididas em oito voos. Entre terça e quarta-feira, o país recebeu três aviões com 3,1 milhões de doses.

Com a nova remessa, quase 78,5 milhões de imunizantes já foram entregues pela Pfizer ao Brasil em 78 lotes. O grupo faz parte dos 100 milhões de vacinas previstas no primeiro contrato com a farmacêutica, assinado em 19 de março de 2021. A companhia deve concluir a entrega neste mês.

Há um segundo contrato entre Pfizer e governo federal, assinado em 14 de maio, que prevê a entrega de outras 100 milhões de doses entre outubro e dezembro. A empresa diz que vai cumprir o cronograma de entrega total até o final de 2021.

LEIA TAMBÉM:

Polícia Federal acompanha o desembarque de vacinas contra Covid-19 da Pfizer no Aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP) — Foto: Polícia Federal

A Pfizer utilizou o Aeroporto de Viracopos para todas as entregas ao Brasil até agora. A primeira remessa teve 1 milhão de doses e foi recebida pelo país em 29 de abril, em cerimônia que contou com a presença do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga.

Segundo a Pfizer, as doses enviadas ao Brasil são produzidas em duas fábricas nos Estados Unidos, Kalamazoo e McPherson, além de uma fábrica na Europa, Purrs na Bélgica.

A logística de entrega das doses ao governo federal conta com apoio da Receita Federal, Polícia Federal e da Polícia Rodoviária Federal. Ainda no terminal de Viracopos, equipes da Receita desenvolveram um processo chamado desembaraço sobre nuvens, que permite a antecipação da conferência e liberação da carga – o processo entre a abertura da porta de carga do avião e liberação do caminhão ocorre em até 20 minutos.

Após a liberação em Viracopos, equipes escoltam o transporte rodoviário das doses até o centro de distribuição do Ministério da Saúde, em Guarulhos (SP).

Remessas entregues pelo acordo com o Ministério da Saúde

Remessas previstas

  • 16/09: 2.070.900 doses (dois voos)
  • 17/09: 899.730 doses
  • 19/09: 2.281.500 (dois voos)

Entrega pelo consórcio Covax Facility

Armazenamento

No fim de maio, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou novas condições de conservação e armazenamento para a vacina da Pfizer/Biontech, que agora pode ser mantida em temperatura controlada entre 2ºC e 8ºC por até 31 dias. A orientação anterior era de cinco dias.

Que vacina é essa? Pfizer Biontech

Que vacina é essa? Pfizer Biontech

Antes da liberação dos frascos para a vacinação, as doses da Pfizer precisavam ser armazenadas em caixas com temperaturas entre -25°C e -15°C por, no máximo, 14 dias. Tais condições não permitiam que a vacina fosse enviada para municípios distantes mais que 2h30 da capital do estado.

Histórico

A vacina da Pfizer/BioNTech foi alvo de recusa e polêmicas dentro do governo federal. Ainda no ano passado, três ofertas formais para venda de 70 milhões de doses foram feitas pela empresa e ficaram sem resposta do Ministério da Saúde.

Também em dezembro, o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Arnaldo Medeiros, descartou a compra da vacina por causa da exigência de armazenamento em baixas temperaturas.

A vacina foi a primeira a obter registro sanitário definitivo pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), em fevereiro deste ano.

O imunizante pode ser aplicado em pessoas a partir de 12 anos de idade, em duas doses, com intervalo de 21 dias entre elas. A vacina é a única que pode ser aplicadas em menores de 18 anos no Brasil.

Inicialmente a autorização da Anvisa permitia o uso a partir de 16 anos. Mas o órgão autorizou a mudança na bula da vacina no país. Entretanto, ainda não há perspectivas de vacinação dessa faixa etária no Brasil.

A ampliação da idade em adolescentes foi aprovada depois de a Pfizer apresentar estudos que indicaram a segurança e eficácia da vacina para este grupo. Os estudos foram desenvolvidos fora do Brasil e avaliados pela agência.

Vacina contra Covid-19 da Pfizer — Foto: Thiago Philip / TV Globo

VÍDEOS: tudo sobre Campinas e Região

Continue lendo

Polícia

Pai de aluno entra em escola municipal e agride professor

Artigo

em

Por

O pai de um aluno do quarto ano do Ensino Fundamental agrediu um professor na manhã de quarta-feira, na Escola Municipal Marilze Calil, no Cidade Nova, em Itu.

LEIA TAMBÉM

O fato ocorreu no horário de entrada dos alunos do período da manhã, quando o agressor aproveitou o portão aberto para passagem dos estudantes, entrou e e dirigiu-se até o professor de seu filho, praticando a agressão: soco no rosto e quando o docente estava caído, ainda foi alvo de outros golpes.

 Na sequência, ele fugiu do local, e as autoridades policiais foram acionadas pela Secretaria Municipal de Educação. O professor recebeu pronto atendimento médico em uma unidade de saúde municipal, sendo orientado a ficar três dias afastado de suas funções. Apesar da violência física sofrida, não houve fraturas ou lesões maiores, segundo apurado durante o atendimento médico.

A Secretaria Municipal de Educação abriu um Processo Administrativo para apurar as circunstâncias do fato e a motivação do ato de violência.

Com informações Jornal de Itu

Continue lendo
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Destaque

DestaqueAtualizado há 2 horas

Casal é preso por negligência após morte do filho de 4 meses em Indaiatuba

A ocorrência foi em um condomínio localizado na avenida Horst Frederico John Heer, no bairro Campo Bonito, no fim da...

DestaqueAtualizado há 2 horas

KION Group está contratando Auxiliar Adm Produção em Indaiatuba

O Grupo KION está entre os fornecedores líderes mundiais de caminhões industriais e soluções de cadeia de suprimentos, está com...

DestaqueAtualizado há 9 horas

Pais são presos após morte do filho de 4 meses em Indaiatuba

Pai e mãe de um bebê de 4 meses foram presos por negligência em Indaiatuba (SP) após a morte da...

DestaqueAtualizado há 2 dias

Conibase mais uma rede varejista que chega em Indaiatuba com oportunidades de trabalho

A Conibase acaba de chegar em Indaiatuba, com diversas oportunidades de trabalho. A loja será instalada no endereço do antigo...

BrasilAtualizado há 2 dias

Mulher tem o casamento dos sonhos antes de morrer de câncer

Cada detalhe do casamento foi escolhido pela noiva. Localização, cardápio de buffet, banda instrumental e buquês de rosas, tudo como...

DestaqueAtualizado há 4 dias

Atacadão inaugura sua primeira loja em Indaiatuba; Veja o vídeo

O Atacadão abriu sua primeira loja em Indaiatuba, nesta quarta-feira (15). A equipe do Notícias de Indaiatuba foi até a...

DestaqueAtualizado há 4 dias

Conibase Home Center seleciona funcionários para trabalho em Indaiatuba

A empresa disponibiliza quinze vagas diferentes para a cidade A Conibase é uma rede varejista referência em materiais para construção,...

DestaqueAtualizado há 5 dias

“Amigo” mata pedreiro por causa de R$ 900 e passa a noite se divertindo em Indaiatuba

O “amigo” do pedreiro de 51 anos que foi encontrado morto em uma obra com sinais de violência na manhã...

DestaqueAtualizado há 5 dias

Construção do Roldão Atacadista segue em ritmo acelerado em Indaiatuba; Saiba como se candidatar

Os representantes do supermercado apontaram que a unidade deve gerar 300 empregos diretos e indiretos e o investimento na construção...

DestaqueAtualizado há 5 dias

Frente fria derruba temperaturas e traz chuvas a partir de quarta-feira em Indaiatuba

Uma massa de ar frio deve chegar à região de São Paulo, provocando uma queda nas temperaturas e previsão de...

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

TAGS

+ VISTOS