Connect with us

Região

Entidades e poder público se mobilizam por Alfândega nos Correios de Valinhos

Artigo

em

Vários setores da sociedade — entidades empresariais e sindicais, a Prefeitura de Campinas, vereadores da Região Metropolitana e até mesmo a Empresa de Correios e Telégrafos (ECT) — estão se mobilizando para transferir para o Centro de Distribuição dos Correios de Valinhos a liberação alfandegária de mercadorias vindas do exterior pelos Aeroportos Internacionais de Guarulhos e Viracopos. O objetivo do movimento é evitar que mais de 500 mil encomendas diárias para as regiões de Campinas e de São Paulo percorram 450 quilômetros até a unidade dos Correios de Curitiba, no Paraná, para liberação da Alfândega, e mais 450 quilômetros para serem trazidas de volta ao Estado de São Paulo. Essa logística desnecessária para desembaraçar produtos importados na central de Curitiba causa atrasos nas entregas, consome mais de 16 horas de viagem, gera aumento de custos com transporte, diminui a eficiência da distribuição e prejudica o desenvolvimento econômico.

Pelo sistema adotado atualmente, as encomendas importadas — a maioria da China — que chegam nos dois aeroportos paulistas são transportadas em caminhões para a unidade dos Correios de Curitiba para que sejam fiscalizadas e liberadas pela Alfândega. Após a liberação, aproximadamente 60% dessa carga retorna ao Estado de São Paulo, via terrestre, para ser entregue aos destinatários finais: principalmente pessoas físicas e micro e pequenas empresas que dependem das mercadorias para produção e comercialização. Isso equivale a 500 mil encomendas por dia, apenas para as regiões de Campinas e São Paulo.

LEIA TAMBÉM

Vários setores da sociedade reivindicam mudanças nesse processo logístico. Entidades que lidam com comércio exterior e representantes do poder público buscam uma saída para garantir mais agilidade nas entregas das encomendas do exterior. Querem que os Correios utilizem os centros de distribuição de Valinhos e Indaiatuba para a liberação dos produtos importados. Em Valinhos, por exemplo, já existe toda a estrutura de Alfândega para a liberação das mercadorias. Falta apenas a contratação de funcionários na fiscalização específica de produtos agrícolas, que é feita pela Vigilância Agropecuária Internacional (Vigiagro) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

O assunto interessa também aos Correios. As centrais de Valinhos e de Indaiatuba foram colocadas como alternativa de desembaraço de encomendas do exterior na gestão de Guilherme Campos, presidente da ECT de janeiro de 2016 a abril de 2018, no governo do presidente Michel Temer. Campos disse que tentou mudar essa situação, pois já era uma reivindicação de diversos setores da sociedade.

“A primeira opção apresentada foi utilizar as centrais de Valinhos e de Indaiatuba para desembaraço da Alfândega daquelas encomendas que chegavam nos Aeroportos de Cumbica e Viracopos. A distância era bem menor e haveria ganho de eficiência e qualidade, afinal as entregas ganhariam maior velocidade e os custos com transporte seriam menores”, justificou. Uma segunda opção seria construir uma central de despacho aduaneiro em duas unidades da Grande São Paulo, em Cajamar e na Vila Leopoldina. As propostas não vingaram. “Foi justificado pelos órgãos federais, na ocasião, que haveria uma mudança muito grande no sistema de logística em todo o País”, disse Campos.

No ano passado, pedidos formais da ECT foram encaminhados ao governo federal. A expectativa da empresa é que essa situação logística seja alterada porque o governo mostrou-se proativo. A proposta que promete vingar é a utilização da unidade de Valinhos. Com isso, a carga procedente do exterior, destinada ao Estado de São Paulo, poderia ficar em terras paulistas, evitando o deslocamento a Curitiba e seu posterior retorno.

Construído a partir de 2019 e operando desde 2021, o Centro de Distribuição dos Correios de Valinhos tem importância estratégica para a empresa e para a Região Metropolitana de Campinas (RMC). Está próximo de rodovias importantes e poderá contribuir muito na agilidade das entregas tanto na RMC, como na Grande São Paulo e no Interior do Estado.

As tratativas foram iniciadas no primeiro trimestre de 2021, solicitando o alfandegamento da unidade de Valinhos junto à Receita Federal e demais órgãos que concedem a entrada dos produtos no País. No documento, a ECT justifica que Valinhos fica a 24 km do Aeroporto de Viracopos e que, atualmente, as encomendas são levadas para Curitiba em um trajeto de caminhão de aproximadamente 900 km, nas viagens de ida e volta. O uso da unidade de Valinhos empregaria diretamente cerca de 350 pessoas que estariam envolvidas direta e indiretamente na operação. Estima-se que, com a mudança nessa distribuição no mercado doméstico, seriam gerados na região mais de 1.400 postos de trabalho indiretos, em função do fator multiplicador que contempla toda a cadeia logística, sem falar nos ganhos de agilidade e de economia.

Falta de funcionários

Diante do pedido, a Receita Federal deu um passo à frente e atendeu à proposta dos Correios. Optou por alfandegar a unidade da empresa em Valinhos por meio do ato declaratório SRRF08 número 50, de 28 de julho de 2021. Parte do processo está aprovada, porém a Vigilância Agropecuária Internacional (Vigiagro), do Ministério da Agricultura, que é um dos órgãos anuentes, ainda não liberou a operação, alegando falta de funcionários.

Nesta semana, a ECT foi questionada sobre essa situação e a empresa respondeu apenas por meio de nota: “Os Correios buscam constantemente o desenvolvimento de sua estrutura e processos de forma a proporcionar, cada vez mais, a melhor experiência para os nossos clientes, como a ampliação da capacidade de atendimento às cargas internacionais. Não obstante, considerando tratar-se de tema envolvendo o mercado concorrencial, em observância ao sigilo empresarial, a empresa não realiza a divulgação dessas informações. A empresa sempre avalia cenários e estudos. Quando forem concluídos, será dada ampla divulgação sobre o assunto”.

Empresários e poder público

José Henrique Toledo, diretor titular do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo, regional Campinas, afirmou que um ofício do Ciesp-Campinas e do Sindicato dos Despachantes Aduaneiros de São Paulo (Sindasp) foi entregue ao Ministério da Agricultura para que haja a contratação de mais funcionários da Vigiagro na unidade da ECT de Valinhos. “Nessa unidade, existe estrutura suficiente e um processo adiantado para se implantar o despacho de encomendas vindas de aeroportos. Isto facilitaria muito para todos”, disse Toledo.

O documento das duas entidades pleiteia as contratações. “Acredito que é necessário pensar grande no País e na formação de empregos. A medida ajudará a gerar mais empregos na região e fazer a roda da economia girar, independentemente de guerras de ideologias. É preciso pensar grande. Esse sistema de distribuição, que se mantém centralizado em Curitiba, gera atraso nas entregas e aumenta os custos”, afirmou Toledo. Segundo ele, a proposta proporcionará ganhos na produção das indústrias e empresas, além da geração de empregos.

“O Ciesp apoia as iniciativas que ampliem a capacidade de Viracopos, que é atualmente o maior indutor de desenvolvimento do País, um polo com expectativa de gerar mais de 300 mil empregos nos próximos anos”, ressaltou.

A mudança na logística é defendida também pela Prefeitura de Campinas. Adriana Flosi, secretária municipal de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação, disse que a logística de liberação das encomendas centralizadas em Curitiba gera muitos atrasos nas entregas de mercadorias. “São itens, produtos e insumos comprados por empresas de pequeno e até de grande porte, em encomendas menores. Qualquer atraso prejudica o desenvolvimento da economia, pois muitos itens vindos do exterior são utilizados na produção”, revelou. Além disso, Adriana lembrou que a demora nas entregas prejudica as pessoas físicas, que movimentam também a economia. Adriana ressaltou ainda os gastos desnecessários nessa logística.

A secretária lembrou que, na reunião do dia 14 de dezembro do ano passado com o secretário de Aviação Civil Ronei Saggioro Glanzmann sobre o futuro de Viracopos, conversas sobre essa logística foram iniciadas.

Na ocasião, um pedido de liberação nos Correios de Valinhos foi solicitado tanto pela Prefeitura de Campinas como pelo Parlamento da RMC e pelo Conselho de Desenvolvimento da RMC. “Em Valinhos, por exemplo, basta a contratação de poucos funcionários para que sejam iniciadas essas liberações de encomendas e isso seria um grande avanço”, disse.

PUBLICIDADE

Região

Ex-chefão da F1 é preso em aeroporto paulista por porte ilegal de arma e paga fiança

Artigo

em

Por

Glauber Guerra

30/01/2019 – 14:05

LEIA TAMBÉM

De Chapa: Com a Kappa, Vitória vai lançar camisa popular a R$ 100

Próximo de anunciar a Kappa como sua nova fornecedora esportiva, o Vitória vai lançar uma camisa oficial com um preço mais acessível. A ideia inicial é que a vestimenta custe R$ 100, segundo apuração da Coluna de Chapa, do Bahia Notícias.  Na negociação com a Kappa, Ricardo David, presidente do clube, pediu a inclusão da “linha popular”.

05/12/2018 – 13:55

De Chapa: Unirb se filia à FBF e pretende disputar a Série B do Baiano em 2019

A Unirb (Faculdade Regional da Bahia) se filiou a Federação Bahiana de Futebol (FBF) e é a mais nova agremiação esportiva do estado. A Coluna De Chapa, do Bahia Notícias, apurou que a entidade pretende disputar a Série B do Campeonato Baiano já em 2019. Além disso, o clube irá montar categorias de divisões de base. A sede da equipe será em Mata de São João.


Turbilhão Feminino

20/05/2022 – 09:45

Turbilhão Feminino: a saga dos quase três anos

Falta pouco para este projeto completar três anos e não tem como não voltar no tempo e lembrar o que me motivou criar e manter ele até aqui. Antes da primeira publicação em julho de 2019 muito se reuniu, pensou e desenhou, até que fosse criado a conta do Instagram.

13/05/2022 – 08:45

Turbilhão Feminino: O começo de tudo – Futebol Feminino

Se tudo tem um começo, o futebol feminino não é diferente. Hoje em grandes arenas, estádios lotados e competições de nível continental movimentam a modalidade. Fruto de um trabalho histórico e com muita luta, falamos hoje sobre o primeiro jogo realizado na história. Realizado no ano de 1885, em Londres, o confronto foi entre mulheres do Sul x mulheres do Norte do Estado.


Ulisses Gama

29/10/2021 – 09:35

Opinião: Desfrutem a história escrita pelo pé certeiro de Gilberto

O futebol é marcado por ciclos e esses ciclos são cada vez mais curtos com o passar dos anos. Antigamente, times jogavam juntos por várias temporadas. Hoje, se não houvesse um limite, o mesmo jogador atuaria em cinco clubes na mesma competição. Poucos são capazes de sair dessa condição.

19/07/2021 – 11:35

Opinião: Dado assumiu riscos e puxou para si um problema no Bahia

O Bahia levou cinco do Flamengo e um dos principais culpados se chama Dado Cavalcanti. Isso ficou claro para todo mundo ver. O técnico campeão do Nordeste teve uma semana de quatro perdas e poderia ter cinco se não fosse a liberação de última hora do lateral direito Nino Paraíba, mas fez escolhas que não deveria.


Continue lendo

Região

Bernie Ecclestone é preso em aeroporto de São Paulo por porte ilegal de arma

Artigo

em

Por

Bernie Ecclestone, ex-chefe comercial da Fórmula 1, foi preso na noite desta quarta-feira (26) no Aeroporto de Viracopos, em Campinas, São Paulo, por porte ilegal de arma. O empresário estava embarcando para a Suíça em voo particular quando o aparelho de raio-x detectou uma pistola calibre 32, da marca LWSeecamp, sem a documentação regular necessária, dentro de sua mala. A informação publicada inicialmente pelo ‘ge’ foi confirmada pelo LANCE! em contato com a delegacia de Polícia Civil de Viracopos.

O britânico recebeu voz de prisão e foi conduzido até a 4ª Delegacia de Apoio ao Turista (Deatur) da Polícia Civil do aeroporto. Ecclestone confessou ser proprietário da arma de forma irregular. Ele alegou não ter conhecimento de que o objeto estava em sua bagagem pessoal. Em seguida, a polícia determinou a prisão do ex-chefão da categoria automobilística e estipulou uma fiança no valor de R$ 6 mil. Após o pagamento, o empresário de 91 anos foi liberado para continuar sua viagem.

LEIA TAMBÉM

– O empresário foi autuado em flagrante por de porte de arma de fogo, conforme determina artigo 14 da Lei 10.826/03, e foi arbitrada fiança fixada em cinco salários mínimos, totalizando o valor de R$ 6.060,00. O valor foi apresentado e o indiciado foi colocado em liberdade provisória – disse a Secretária de Segurança Pública de São Paulo, em nota.

No Brasil desde o inicio de maio, Ecclestone marcou presença em diversos eventos do automobilismo brasileiro acompanhando da esposa Fabiana, vice-presidente para a América do Sul da Federação Internacional de Automobilismo (FIA).

Fora das pistas, Bernie é dono de uma fazenda em Amparo, no interior de São Paulo, onde cultiva o café da marca Celebrity Coffee, que pertence à esposa brasileira. 

Continue lendo

Entretenimento

Portugal de Executiva! Voos diretos de São Paulo para Lisboa por R$ 7.422, além de opções de outras cidades!

Artigo

em

Por

Encontramos ótimos preços para viajar com todo conforto da classe executiva da Azul, saindo de Campinas rumo a Lisboa, com voos a partir de R$ 7.422. Os menores preços são para viajar de outubro deste ano até março de 2023. Há opções saindo de outras cidades, porém os preços estão um pouco mais altos, mas ainda abaixo da média de mercado. Confira todas opções de datas e origens no final do post.

Viajar de executiva é mais do que só uma poltrona maior e confortável. No aeroporto há filas especiais, franquia de bagagem despachada de 2 ou 3 malas, salas VIP com comida e bebida à vontade e embarque prioritário. À bordo além da privacidade, tem jantar com menu impresso e opções de prato principal, bebidas de alta qualidade, necessaire e na hora de dormir as poltronas viram camas! Veja como é voar na classe executiva da Azul.

LEIA TAMBÉM

Lembrando que para viajar para Portugal hoje basta apresentar o certificado de vacinação com as duas doses. Quem não se vacinou ou terminou o ciclo vacinal pode apresentar teste RT-PCR realizado até 72h antes do embarque ou de antígeno realizado 24h antes do voo.

carregando...

– A lista de preços está em constante atualização, porém os preços podem mudar à medida que as passagens/pacotes vão sendo vendidos.

– O Melhores Destinos é um site jornalístico, que apenas divulga as promoções, ele não vende nenhum produto ou serviço. Você deve comprar na empresa de sua preferência, sempre observando as regras de cada passagem, pacote ou serviço.

Continue lendo
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Destaque

DestaqueAtualizado há 1 dia

Motociclista morre atropelado por caminhão de lixo em Indaiatuba

O acidente aconteceu na noite de terça-feira (24) na Estrada Dr. Rafael Elias José Aun. Quando ocorreu a colisão, os...

DestaqueAtualizado há 1 dia

Sebrae-SP oferece capacitação gratuita para quem quer ser influencer

A Secretaria Municipal de Governo em parceria com o Sebrae-SP oferece uma ação focada em influenciadores digitais para as pessoas...

DestaqueAtualizado há 2 dias

Homem morre baleado em comércio em Indaiatuba

O crime ocorreu por volta das 23h30, nesta terça-feira (24). Ninguém foi preso até o momento. Na noite desta terça-feira...

DestaqueAtualizado há 2 dias

Casa de Bolos abre processo seletivo para Auxiliar de Produção

Casa de Bolos é uma rede de franquias de lojas especializadas em bolos caseiros feitos com carinho. Já são mais...

DestaqueAtualizado há 2 dias

Indaiatuba ganha nova rede de Supermercados que anuncia inauguração com descontos de até 70%

Mercado Mega Preço vai gerar novas vagas de emprego; Saiba como se inscrever A primeira loja do Mercado Mega Preço...

DestaqueAtualizado há 3 dias

Final do concurso Rainha FAICI 2022 acontece nesta sexta-feira com show de Léo & Raphael

Na próxima sexta-feira (27), a partir das 20h, vai acontecer no Clube 9 de Julho, em Indaiatuba, a grande final...

DestaqueAtualizado há 3 dias

Suspeitos de planejar atentado em escola são levados à delegacia em Indaiatuba

Três pessoas foram ouvidas sobre o caso e disseram que era tudo “uma brincadeira” Dois menores, alunos da Escola Estadual...

DestaqueAtualizado há 3 dias

Mulher fica ferida após ser atropelada por moto em Indaiatuba

Uma mulher de 57 anos foi atropelada por uma moto na manhã desta segunda-feira (23 ), na Rua Miguel Domingues,...

DestaqueAtualizado há 4 dias

Kennametal abre processo seletivo para Operador de Produção

A Kennametal é um fornecedor americano de ferramentas e materiais industriais, está com oportunidades de emprego em Indaiatuba. Descrição: LEIA...

DestaqueAtualizado há 5 dias

Taurus Festival chega ao Polo Shopping Indaiatuba com 15 estações de churrasco e Bar nas Alturas

De sexta-feira a domingo, 20 a 22 de maio, Indaiatuba vai receber o Taurus Festival de Assadores e Churrasqueiros BBQ...

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

TAGS

+ VISTOS